Cotidiano

Usuários do SUS reclamam de limites de senha

Dependentes do Sistema Único de Saúde afirmaram que mesmo chegando de madrugada não conseguiram ser encaminhados para fazer exames

FABRÍCIO ARAÚJO

Os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e autorizados pela Secretaria Estadual (Sesau) voltaram a ser feitos em clínicas particulares conveniadas após um período suspenso. Mas agora os usuários que dependem deste tipo de atendimento reclamam do limite de vagas oferecidas diariamente: apenas 30.

De acordo com alguns deles, antes da suspensão, o serviço era oferecido todos os dias das 7h às 10h sem restrição no número de vagas. Mas o atual modelo limita o atendimento e deixa dezenas de pacientes esperando muito tempo, o que influencia diretamente no retorno às consultas médicas, que por sua vez reflete no atraso do tratamento.

Cláudia Rocha tem lúpus e deve seguir a recomendação médica de se submeter a novos exames a cada dois meses. Ao todo, precisa passar por 13. Ela é completamente dependente do serviço oferecido pelo SUS. Já tentou marcar diversas vezes, mas sem sucesso.

“Da primeira vez que tentei, fui às 5h da manhã e as senhas acabaram na minha. São apenas 30. No dia seguinte, fui de novo e a acabaram com três pessoas na minha frente. Tem gente que está indo dormir lá para ver se consegue. São somente 30 senhas laboratoriais e aí fica complicado”, declarou.

Para quem mora no interior, a situação se torna ainda mais delicada. Irineide Rocha vive em Caracaraí, trabalha todos os dias e nas atuais condições precisaria perder um dia de trabalho sem a segurança de que terá uma das 30 senhas.

“Antes, quando estava suspenso, eu fui várias vezes porque o médico agendou o meu retorno para 30 dias, mas como eu não consegui fazer os exames, não voltei para a consulta. Não é bom faltar a essas consultas”, afirmou Irineide.

O OUTRO LADO – A Sesau informou que as senhas para exames marcados na Coordenadoria- Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) são distribuídas todos os dias, das 7h às 10h da manhã. Já o atendimento no local segue até as 12h.

A secretaria destacou também que na primeira quinzena de fevereiro foram agendados mais de seis mil exames. Os procedimentos são marcados normalmente seguindo a disponibilidade de vagas para agendamento.

Os pacientes que precisarem agendar um exame, podem procurar a CGRAC, localizado na sede da Sesau, na Rua Madri, 180, bairro Aeroporto. Para o atendimento é preciso ter em mãos cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão do SUS e da guia de encaminhamento.