Devido à situação epidemiológica da doença na Venezuela, a vacinação contra febre amarela será intensificada a partir da próxima segunda-feira (6) em Boa Vista.
A ação preventiva se dá por causa do intenso fluxo migratório e da baixa procura pela vacinação no município, além da presença do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença. Apesar disso, nenhum caso recente de febre amarela foi registrado na cidade.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, informa que a vacina está disponível na rede municipal de saúde e orienta a população para buscar as unidades básicas, independentemente da situação vacinal.
“Não há nenhum motivo para pânico, porém é necessário que a população esteja informada e vacinada. Essa é uma ação preventiva, uma vez que a única forma de evitar casos de febre amarela é alcançar coberturas vacinais de 100% na população residente”, explicou.
Quem não têm a vacina registrada em seu cartão, deve procurar as unidades básicas de saúde do município e receber a vacina, que é ofertada de forma rotineira e gratuita.
QUEM PODE TOMAR A VACINA – Crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que não tenham registro de dose, além do reforço para as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias.