Cotidiano

Vacinação de garimpeiros já é alvo de investigação do MPF

MPF-RR informou que já existe investigação em curso para apurar denúncia de desvio de doses de vacinas destinadas a indígenas

Após a denúncia da Hutukara Associação Yanomami, de que garimpeiros estariam sendo vacinados em troca de ouro por profissionais da saúde que atuam na terra indígena yanomami, o Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR) informa que já investiga a possível irregularidade na imunização fora das orientações do Ministério da Saúde.

Em nota encaminhada à FolhaBV nesta quarta-feira, 14, o MPF-RR informou que já existe investigação em curso para apurar denúncia de desvio de doses de vacinas destinadas a indígenas. “O Ministério Público Federal informa que após as investigações, tomará as medidas cabíveis para a responsabilização das pessoas envolvidas”, reforçou.

ENTENDA O CASO – Em ofício encaminhado na semana passada ao DSEI-Y (Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami), à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Ministério Público Federal (MPF-RR), a Hutukara Associação Yanomami denuncia que garimpeiros estariam sendo vacinados em troca de ouro, por profissionais de saúde que atuam na Terra Yanomami, localizada nos estados de Roraima e Amazonas.

No documento, assinado pelo vice-presidente da Hutukara, Dario Kopenawa, a entidade pontua que, em janeiro, na região de Homoxi, uma das mais afetadas pelo garimpo, indígenas denunciaram que uma funcionária do DSEI-Y estaria aplicando doses em garimpeiros em troca de ouro. Uma liderança denunciou à organização que na comunidade de Uxiu um técnico de enfermagem havia levado as vacinas destinadas aos indígenas para um acampamento de garimpeiros nas proximidades.

“Essas informações vieram de lideranças indígenas desses locais. Nessas regiões é bem comum a troca de materiais por ouro, como remédios e, infelizmente, às vezes esses profissionais acabam se deixando levar”, lamenta o vice-presidente da Hutukara, Dario Kopenawa. Ele disse ainda que “os invasores [garimpeiros] também estão sendo acusados de disseminar notícias falsas sobre a vacinação”.

Segundo Dario Kopenawa, é comum a queixa por parte dos yanomami de que materiais e medicamentos destinados à saúde indígena estariam sendo desviados para atendimento aos garimpeiros.

Leia mais: 

Garimpeiros estariam sendo vacinados contra covid em troca de ouro -…