A vacinação em sistema drive-thru permanece sendo realizada em três pontos da Capital: Terminal Luiz Canuto Chaves, Praça do Cidade Satélite e Germano Sampaio. A imunização será realizada até às 17h desta segunda-feira, 15.
A Prefeitura de Boa Vista reforça que não há necessidade das pessoas que não estão dentro dessa faixa etária saírem de casa, pois as demais etapas e faixa etária ocorrerão gradativamente, conforme o envio das doses da vacina pelo Ministério da Saúde e, serão divulgadas para cada grupo específico, tanto nos canais de comunicação da prefeitura como nos veículos de comunicação local.
“Ainda estamos vacinando os idosos de 80 e 90 anos a mais, e conforme recebemos as doses das vacinas vamos informar por meio da mídia local as datas das novas etapas. Solicitamos que os idosos da faixa etária de 70 a 79 anos e 60 e 69 anos que aguardem em casa, pois quando começar a vacinação dessa faixa etária divulgaremos”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.
Até o momento, a prefeitura já imunizou 8.304 pessoas dos grupos prioritários, entre elas 2.092 idosos, em sistema drive-thru, sendo 318 acima de 90 anos e 1.774 de 80 a 89 anos de idade, que fazem parte dos grupos prioritários da primeira e segunda etapas.
Idosos acamados – As equipes de Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Boa Vista já começaram a imunização dos idosos acamados acima de 90 anos de idade. A previsão da prefeitura é vacinar 166 idosos cadastrados nas unidades nessa faixa etária, em casa.
Os idosos que já possuem cadastro na unidade básica de saúde Silvio Botelho já receberam a vacina no período da manhã e a tarde. Ao todo 14 receberam a primeira dose da vacina.
O enfermeiro Jesse James Correa, avalia a ação como positiva e espera logo, logo estar vacinando toda a população. “Estamos em um contexto de pandemia e precisando nos adequar a toda essa situação e uma da parcela mais suscetível nesse momento são idosos, com fragilidades e principalmente os acamados que esperam ansiosamente por essa vacina. Quando chegamos nas casas somos recebidos com muita alegria e satisfação. Somos gratos de estar levando essa esperança a todos e esperamos que logo logo possamos estar vacinando toda a população”, frisou.
Os idosos que se encontram nessa faixa etária que já estão cadastrados nas unidades básicas de saúde (UBS) devem aguardar as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) para a realização da vacina, em casa. Os que não são cadastrados em nenhuma UBS, os familiares ou representante devem fazer o cadastro em uma unidade próxima de casa.
Outras faixas etárias – A prefeitura reforça que não possui nenhum calendário com datas estabelecidas para a vacinação, pois as demais etapas e faixa etária ocorrerão gradativamente conforme o envio das doses da vacina pelo Ministério da Saúde e são divulgadas para cada grupo específico, tanto nos canais de comunicação da prefeitura como nos veículos de comunicação.
Segunda dose – Desde a semana passada já estão recebendo a segunda dose da vacina os profissionais de saúde da rede pública e privada. No próximo dia 22 será a vez dos idosos institucionalizados e no dia 24, será a vez dos idosos acima de 90 anos. Todos aqueles que já tomaram a primeira dose devem ficar atentos nas datas da segunda dose no cartão de vacina.