O primeiro dia de vacinação nos presídios de Roraima, realizado nessa segunda-feira, 2, terminou com a imunização de quase 600 detentos.
Foram vacinados 430 reeducandos na Pamc e 167 na Cadeia Pública Masculina.
A ação foi realizada por meio do trabalho integrado entre a Sesau (Secretaria de Saúde) e Sejuc (Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania) foi iniciada a vacinação coletiva contra covid-19.
Na Pamc a vacinação começou pelo Bloco B onde deverão ser atendidos cerca de 1.140 reeducandos ao todo. Já no Bloco A, serão vacinados 640 reeducandos.
Para a vacinação, o NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) disponibilizará cerca de três mil doses da vacina AstraZeneca.
“O nosso Governo tem buscado a integração das Secretarias, na intenção de que parcerias como essa resultem em mais atenção e cuidado com a população, a exemplo dessa integração entre Sesau e Sejuc. E aproveitando essa logística vamos imunizá-los também contra a gripe, pois essa proteção também é fundamental”, complementou o governador Antonio Denarium.
Segundo o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, é preciso promover a proteção em saúde de toda a população, incluindo os grupos prioritários já estabelecidos inicialmente pelo Ministério da Saúde. “Para isso o Estado buscou a Secretaria municipal de saúde que juntamente com a Sesau definiu o atendimento dessa demanda, assegurando assim que mais um público da Campanha de Imunização em Roraima esteja protegido contra a ameaça do Coronavírus”, ressaltou.
O trabalho deverá alcançar todos os reeducandos que integram o sistema prisional roraimense e nesse sentido serão imunizados ao longo da semana, a população carcerária das Unidades Prisionais.
“A Sejuc vai operacionalizar lista nominal dos reeducandos com os documentos solicitados para a inserção das informações no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e além disso está dando todo apoio na logística de vacinação, que está sendo feita, ala por ala, de forma organizada e segura”, complementou o secretário de justiça e cidadania André Fernandes.
De acordo com o chefe de segurança de disciplina da Pamc, Ricardo Macedo, a força tarefa montada entre as duas Secretarias estaduais é fundamental para garantir que toda a população carcerária esteja imunizada até o final dessa semana.
“Quando o interno entra na Penitenciária já recebe atenção da equipe de Saúde durante a triagem, para identificar se testa positivo ou não para a covid-19. E agora, para garantir ainda mais essa manutenção da saúde dentro da Unidade, nós estamos nos esforçando para realizar mais etapas de imunização”, ressaltou.
OUTROS AGRAVOS
Por meio do trabalho integrado entre a CGAB (Coordenação Geral de Atenção Básica) e CGVS (Coordenação Geral de Vigilância Epidemiológica) a ação incluirá a atualização do cartão de vacina com a aplicação também contra a Influenza no final do mês de agosto.