Cotidiano

Vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde

Após o término da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 4.929 crianças vacinadas, o que representa apenas 56% de imunização do público alvo.
“As famílias devem levar as crianças para tomar a vacina contra o sarampo, pois ela faz parte do calendário vacinal obrigatório dos menores de 2 anos e continua disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.”, informou a superintendente de vigilância em saúde, Débora Soares.
Durante o Dia D, foi disponibilizado à população 29 postos de vacinação, entre unidades básicas de saúde e pontos estratégicos nos bairros com baixa cobertura vacinal.
A campanha visava resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo e rubéola, além de realizar um bloqueio e evitar o aparecimento de casos secundários de sarampo.
Na oportunidade, foram imunizados indivíduos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação de rotina.
Apesar do foco da campanha ter sido crianças, a procura dos adultos pela vacina surpreendeu as expectativas. Mais de 2 mil adultos foram vacinados e várias instituições públicas, privadas além das forças armadas continuam buscando a imunização.
Com esta campanha, foi possível avaliar as coberturas vacinais e a homogeneidade destas coberturas em diversas áreas do município, evitando a formação de bolsões de pessoas não vacinadas e a reintrodução do vírus do sarampo por meio do fluxo de viajantes.
A doença
O sarampo é altamente contagioso, propagado por meio de secreções, tosse, espirros, mucosas, como por exemplo, a saliva de indivíduos doentes para outros não imunizados.
O período de incubação dura entre 8 e 13 dias. A imunização contra o sarampo também protege contra a rubéola e a caxumba, além de ser o único método seguro e preventivo contra a doença.
Fonte: PMBV