Pessoas com deficiência (PCDs) cadastradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência e idosos a partir de 60 anos agora têm a possibilidade de emitir a credencial digital para estacionar em vagas especiais. A medida tem como objetivo facilitar o acesso e garantir a mobilidade desses grupos, oferecendo maior conveniência no dia a dia.
A credencial pode ser obtida diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para os idosos, o documento passou a ter validade vitalícia, eliminando a necessidade de renovação periódica. Já para as pessoas com deficiência, a credencial será mantida ativa enquanto o cadastro permanecer na base de dados do registro de referência. Além disso, é permitido vincular a credencial digital a apenas um veículo por vez, com a opção de alterá-lo sempre que necessário.
Conforme explica o diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues, tanto o cartão de estacionamento para idosos quanto o de PCD são exigidos durante as fiscalizações. “Para esses condutores continua obrigatório o uso das credenciais que comprovem o benefício para estacionar nas vagas reservadas. Além disso, esses documentos, independentemente da versão impressa ou digital, são válidos em todo o território nacional”, disse o diretor.
Como emitir e vincular a credencial
Para emitir a credencial digital pelo aplicativo CDT, é necessário seguir alguns passos simples:
- Abra o aplicativo e vá até a seção Condutor;
- Em seguida, selecione Credencial de Estacionamento e escolha entre Credencial de Idoso ou Credencial PCD;
- Toque em Emitir Credencial, aceite os termos de uso e a credencial estará disponível na tela.
Para vincular a credencial a um veículo, o procedimento também é feito pelo CDT:
- Selecione Vínculo da credencial a veículo;
- Escolha entre um veículo próprio ou de terceiros:
- Para veículos próprios, selecione o carro e confirme.
- Para veículos de terceiros, informe a placa, CPF do proprietário e um apelido para o veículo, toque em Solicitar Vinculação e confirme.
O proprietário do veículo receberá uma notificação no CDT para aceitar a solicitação de vínculo. Após a aprovação, a credencial digital estará autorizada para uso no veículo selecionado.