Cotidiano

Vala e asfaltamento inacabado tiram sossego de moradores no Santa Luzia

Para complicar a situação dos moradores, o mau cheiro que exala de uma vala se tornou um risco à saúde das pessoas

A falta de pavimentação e o forte odor que sai de uma vala localizada na rua César Nogueira Junior (antiga N-07), no bairro Santa Luzia, zona Oeste da Capital, tem tirado o sono de muitos moradores. Eles alegam que a situação ocorre há bastante tempo e que inúmeras reclamações foram feitas à Prefeitura, mas nada foi feito.
Morador do bairro há 4 anos, a aposentada Conceição Soares disse à Folha que tem problemas frequentes por conta da poeira que é lançada nas casas pelos carros que passam pela via sem pavimento. Ela criticou a não conclusão das obras de asfaltamento da rua.
“Como se pode ver, essa parte da rua não é asfaltada e, quando passam muitos carros, a poeira levanta e vem toda para dentro de casa. Eu tenho problema de asma e frequentemente tenho que ir a um posto médico por conta disso”, relatou.
Outro problema enfrentado pelos moradores é em relação à vala que existe no local. Segundo a dona de casa Luciana Rodrigues, a situação é constrangedora, uma vez que o odor e a sujeira deixada por outros moradores pioram a situação.
“É extremamente vergonhosa essa situação. Além do cheiro forte, há muito lixo nessa vala. Alguns moradores infelizmente não colocam o lixo nas lixeiras, que acaba caindo dentro da água parada, que pode até gerar proliferação de doenças”, destacou.
A diarista Antônia Souza reclama da iluminação pública. Segundo ela, alguns pontos são deficientes, o que acaba facilitação a ação de marginais. “Eu trabalho até as 18 horas em uma casa na zona Norte e venho de ônibus para casa. Chego já à noite e aí fico com medo de ser atacada na rua. Já fui assaltada uma vez e, mesmo com o carro do Ronda no Bairro passando, ainda não confio 100%”, frisou.
PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que enviará uma equipe à rua para verificar a situação da iluminação e, se possível, fazer os reparos necessários. Uma equipe de engenharia também será enviada para averiguar as necessidades da infraestrutura.
Sobre a limpeza do bairro, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (Smga) afirmou que o bairro Santa Luzia foi todo limpo, pela última vez, no período de 26 de dezembro de 2014 até a sexta-feira passada, dia 08, durante a quarta etapa de limpeza dos bairros. Foram retiradas 164 toneladas de entulhos, 384 toneladas de galhadas, 84 carradas de lixo e 548 toneladas de resíduos volumosos. Além deste período, a secretaria realizou outras duas limpezas gerais no bairro em 2014, no período de 17 a 21 de março e de 1º a 14 de outubro.
A Smga reforça que a população precisa colaborar com a manutenção da limpeza da cidade. “O Código de Postura do Município estabelece que jogar lixo nas ruas é crime e quem insistir no ato pode pagar uma multa no valor de R$ 210. A população também deve denunciar quem deixa lixo entulhos e galhadas nas ruas, por meio da Central de Atendimento 156. A ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana”, frisou. (M.L)