A conta de luz do boa-vistense vai baixar a partir deste mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução de 20% na tarifa para a Eletrobras Distribuição Roraima, que passou a valer a partir do dia 1º de novembro. O reflexo no valor das contas se dará de forma gradativa e proporcional aos dias de consumo a partir desta data. São 111 mil unidades consumidoras beneficiadas.
Para os consumidores residenciais, a redução será de -17,5%, enquanto para os consumidores com fornecimento em alta tensão, o predial, a redução será de 24,31%. O diretor-presidente da Eletrobras Roraima, Anselmo Brasil, ressaltou ontem que os reajustes e revisões tarifárias sempre são definidas pela Aneel, que é o órgão regulador do setor elétrico brasileiro.
“A definição dos índices de correção tarifária segue todo um modelo metodológico contido nos procedimentos de regulação tarifária. Ano passado, em 1º novembro, a Aneel havia concedido aumento de 41,52%, mas uma decisão judicial suspendeu a aplicação. A empresa então recorreu e uma nova decisão judicial autorizou a aplicação, sendo efetivada a partir de 18 de agosto”, lembrou.
A queda no valor da tarifa se deu pelo excesso de produção de energia, ocasionado pelo grande volume de água nas hidrelétricas. Apesar de Roraima não estar interligado com o sistema nacional, aqui houve redução porque a Aneel, conforme explicou o presidente, fez o estudo contando com a interligação de Boa Vista com a energia do linhão de Guri, que vem da Venezuela. A redução de 20% vale por um ano. (AJ)