Cotidiano

Vândalos depredam orla e duas praças

Nem mesmo a presença de postos de vigilância da Guarda Civil Municipal intimida a ação dos vândalos nos locais recém-reformados

Inaugurada a menos de uma semana, a Praça Mané Garrincha, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Oeste, foi depredada por vândalos. Populares encontraram vários brinquedos arrancados, lixeiras quebradas, quadros de energia danificados e lixo espalhado por toda parte. A mesma situação foi encontrada nas recém-inauguradas Orla Taumanan, no Centro, e Praça da Bandeira, no bairro São Pedro, zona Leste.

A reforma dos três espaços custou cerca de R$ 6 milhões aos cofres públicos, verba proveniente de convênios entre a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e os ministérios da Defesa e do Turismo.  

Nem a existência de postos de vigilância da Guarda Civil Municipal intimidou a ação dos vândalos nos locais.

As duas praças e a Orla ganharam novos pisos, áreas de playground, palco para prática de esportes, novos quiosques e a reforma de outros espaços já existentes.  A Folha percorreu as três áreas de lazer, na manhã de ontem, mas os objetos depredados já haviam sido substituídos por novos equipamentos. Equipes de limpeza da Prefeitura tiravam o lixo que estava espalhado pelas calçadas e guardas municipais estavam de vigília nas guaritas.

Pelas redes sociais, a prefeita Teresa Surita (PMBV) lamentou o vandalismo praticado por desconhecidos. “Para que fazer isso? Os pontos de encontro da população estão sendo depredados. Precisamos contar com a conscientização de cada morador. Nossa cidade é nossa casa e precisamos tratá-la com respeito. Vamos cuidar do que é nosso”, comentou.

Segundo um morador, que reside próximo à Praça da Bandeira, os vândalos aproveitam a madrugada para praticar baderna nos locais, momento em que não há fiscalização. “Não tem guarda municipal na madrugada e se tem, ficam nas guaritas, mas não saem. É a noite inteira essa arruaça. Para mim, é uma pena, porque são locais que ficaram tão bonitos e que precisam ser vigiados constantemente, caso contrário, serão destruídos”, afirmou.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a população deve ser a principal parceira no combate aos atos de vandalismo, denunciando quem pratica esse ato. A denúncia pode ser feita à Polícia Militar, pelo telefone 190 ou à Guarda Municipal, no telefone 153. Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

Informou ainda, que o infrator poderá ser responsabilizado por crime contra o patrimônio público. A prefeitura esclareceu que a Guarda Municipal realiza constantemente rondas ostensivas pela cidade. (L.G.C)