O Monumento aos Garimpeiros, localizado na Praça do Centro Cívico em Roraima, foi alvo de vandalismo durante o final de semana. No local, frases foram pichadas com os dizeres “Fora Garimpo” e “RR é terra de índio”. A bacia da estátua foi tingida de vermelho, supostamente simbolizando sangue, assim como a água que rodeia a área. A informação é que o ato ocorreu durante a madrugada de domingo, porém, as pichações permaneciam no local até a tarde desta segunda-feira, 08.
O monumento já havia sido considerado inadequado por lideranças indígenas, inclusive pela representação da Fundação Nacional do Índio em Roraima (Funai) propondo a demolição do monumento sob a alegação de que a estátua representava a degradação do povo macuxi e que o garimpeiro era um símbolo de um infrator por contrariar leis ambientais.
Na mesma época, os deputados estaduais aprovaram uma moção de repúdio contra a Funai, declarando que a alegação de retirada do monumento era um ato de desrespeito contra o povo de Roraima “porque cada família nesse Estado ou teve alguém que trabalhou no garimpo ou teve comércio que cresceu em função do garimpo”.
Até o momento, ainda não se sabe quem foram os autores do ato. O grupo Roraima Antifascista, um dos organizadores do movimento contra o fascismo realizado no domingo, 07, com ato de concentração no Monumento ao Garimpeiro, reforçou que não tem qualquer relação com o ato de pichação na estátua.
“Queremos informar que antes dos manifestantes chegarem ao local o monumento já estava pichado. O ato de pichação deve ter ocorrido na madrugada do dia 07. Cuidado com fake news”, informaram por meio das redes sociais.
RECUPERAÇÃO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou que lamenta atos de vandalismo como esse e informa que vai fazer a manutenção na estátua do garimpeiro. “Vale lembrar que vandalismo gera prejuízos à população e ao contribuinte. As denúncias podem ser feitas por meio dos números 153 da Guarda Municipal, 190 da Polícia Militar ou 156 da Prefeitura de Boa Vista”, ressaltou a PMBV.