A cheia quase histórica do Rio Branco, que na manhã desta quarta-feira, 05, chegou a 8,5 metros de altura, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), pouco menos de dois metros menor que a de 2011, fez com que a Defesa Civil Municipal interditasse a Orla Taumanan e um trecho da avenida Sebastião Diniz, no Centro de Boa Vista.
A plataforma inferior da Orla, que está quase submergindo com a cheia, será fechada a partir das 17h de hoje. Em um trecho da avenida Sebastião Diniz e nas ruas adjacentes José Danilo Rufino do Vale, Cerejo Cruz e Travessa Caxangá, o igarapé Caxangá transbordou e obrigou dezenas de famílias a se retirarem do local.
A Defesa Civil Municipal segue no monitoramento e a todo instante recebe chamados para a retirada de famílias nas áreas de risco, principalmente da área de interesse social Caetano Filho, também conhecido como “Beiral”.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, três caminhões estão sendo usados na remoção destas famílias. Algumas estão indo para a casa de amigos e familiares, outras para o abrigo, localizado no bairro Caimbé.
“Com o aumento considerável do nível do Rio Branco, as atividades da Defesa Civil Municipal não cessam. As retiradas seguem conforme o fluxo de chuvas. A Defesa Civil dispõe ainda de barcos, serras-elétricas e maquinários para serem utilizados em situações de emergência, como corte de árvores nas áreas atingidas. Caso seja necessário apoio, as solicitações podem ser feitas através da Central de Atendimento 156”, informou.
Matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, 06.