Audiência de conciliação, panelaço contra atraso de salários, morte na Pamc e polêmicas envolvendo projetos do futuro governador de Roraima foram alguns dos fatos que repercutiram durante esta semana.
Confira abaixo os destaques da Folha no período de 19 a 25 de novembro.
AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO
Na segunda-feira, 19, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, marcou para o dia 30 uma nova audiência de conciliação entre União e Estado de Roraima para tratar da crise migratória no Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também deverá enviar um representante para a reunião.
(Foto: Divulgação)
O acordo para a realização da audiência ocorreu após o presidente Michel Temer (MDB) acatar pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para a intervenção federal nos sistemas prisional e socioeducativo do Estado.
MOVIMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO
Ao contrário do que se esperava, o comércio roraimense optou por abrir as portas durante o feriado de Consciência Negra, celebrado em todo o país no dia 19. Essa foi à maneira encontrada por empresários e funcionários de garantir um extra e aquecer o início das vendas de final de ano.
(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
Apesar de válido, o presidente da Comissão do Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB-RR), Henrique Figueiredo, reforçou que empregadores precisam observar o que preconiza as leis trabalhistas.
MORTE NA PAMC
O reeducando do sistema prisional Francisco Magno de Souza, 33 anos, foi encontrado morto na madrugada da terça-feira, 20, em uma das alas da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), localizada na zona Rural de Boa Vista.
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Uma informação obtida pela Folha confirmou que o detento foi encontrado enforcado no pavilhão da Ala 12, fato que mais tarde foi conformado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). O caso será investigado pela Polícia Civil
ARMAMENTO É INTERCEPTADO EM ESTACIONAMENTO DE SHOPPING
Policiais militares conseguiram impedir que uma entrega de arma de grosso calibre que estava marcada para acontecer no estacionamento de um shopping Na zona oeste da capital.
(Foto: Divulgação)
O fato aconteceu por volta das 16h15, desta terça-feira, 20, quando um táxi intermunicipal que faz linha entre Pacaraima, região Norte do Estado e a Capital, foi interceptado.
INCÊNDIO NO DSEI-LESTE
Um incêndio de grandes proporções destruiu na madrugada de quarta-feira, 21, grande parte da estrutura do prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste, localizado no bairro Treze de Setembro. Uma pane elétrica em um depósito está sendo apontada como causa mais provável.
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O coordenador do distrito, Joseilton Câmara, disse em entrevista a Folha que ainda não é possível estimar os valores de perda que o incêndio causou, mas que o sentimento dos funcionários da instituição é que uma parte da história foi destruída.
RORAIMA TEVE 129 AUTUAÇÕES POR EXCESSO DE VELOCIDADE
Em entrevista a Folha na quarta-feira, 21, o superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Igo Brasil, confirmou que o Estado contabilizou 129 autuações por excesso de velocidade durante o feriado prolongado.
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Apesar disso, o órgão classificou o período com tranquilo, com apenas dois acidentes sem vítimas.
JUSTIÇA TORNA SEM EFEITOS PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
A 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro tornou sem efeito a 170ª assembleia geral extraordinária (AGE) da Eletrobras, ocorrida em fevereiro, e que decidiu pela venda de algumas distribuidoras de energia da estatal, incluindo a Boa Vista Energia em Roraima.
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Segundo a decisão, as empresas devem se abster de dar prosseguimento ao processo de privatização ou liquidação, e apresentarem, individualmente ou de forma coletiva, no prazo de até 120 dias, estudo sobre o impacto da privatização nos contratos de trabalho.
FAMÍLIA PERDE LIBERAÇÃO DE CORPO DE CRIANÇA
Quase um mês após dar entrada no Hospital da Criança Santo Antônio, e com um protocolo de morte encefálica iniciado, a família de Luis Guilherme Sodré, de 2 anos e 11 meses, relataram a Folha na quinta-feira, 22, enfrenta dificuldades para liberar o corpo da criança, que já não reage sem a ajuda de aparelhos.
(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
Sobre o caso, a direção do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) esclareceu que uma equipe médica está acompanhando de perto o caso, dando toda a assistência necessária e as explicações à família, e que os exames necessários para o fechamento do protocolo em questão estão sendo providenciados.
GOVERNADOR ELEITO COGITA REPATRIAR VENEZUELANOS
Em entrevista a um portal de notícias, o governador eleito de Roraima, Antônio Denarium (PSL), afirmou que o fechamento da fronteira é uma das opções cogitadas para lidar com o grande fluxo de venezuelanos no Estado e defende a criação de um programa de devolução de para o país vizinho.
(Foto: Reprodução)
Para o empresário, o problema dos venezuelanos não é somente de Roraima, mas sim do país inteiro. O fechamento da fronteira foi, inclusive, uma de suas pautas durante a campanha deste ano.
CONSUMIDORES LOTAM LOJAS E SHOPPINGS NA BLACK FRIDAY
Em grande parte dos estabelecimentos comerciais da capital, principalmente nos shopping centers, a cena mais comum era a de filas quilométricas a perde de vista, isso ser levarmos em consideração que tais aglomerações ser formaram antes da madrugada desta sexta-feira, 23.
(Foto: Divulgação)
Os consumidores aproveitaram a onda dos superdescontos da Black Friday, data que abre a temporada de compras natalina em vários países do mundo.
PANELAÇO EM FRENTE À CASA DA GOVERNADORA
Esposas de bombeiros e policiais militares e servidores públicos realizaram no fim da noite da sexta-feira, 23, uma manifestação em frente à casa da governadora Suely Campos (PP), situada no bairro São Pedro. O ato, que durou até às 3h da madrugada de sábado, 24, ocorreu em função de uma festa que estava sendo organizada pela chefe do Executivo Estadual.
(Foto: Divulgação)
Há 24 dias, os trabalhadores cobram providências em relação à regularização dos salários, em um acampamento montado em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. Todos, sem nenhuma exceção, estão vivendo basicamente de ajuda de familiares e doações fornecidas pela população.
CASAL É PRESO POR EXPLORAR FILHO
Homens do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) prenderam no sábado, 24, um casal de venezuelanos sob a acusação de exploração do trabalho infantil. O caso ocorreu por volta das 18h05, no cruzamento das avenidas Ville Roy com Santos Dumond, no bairro São Pedro.
(Foto: Divulgação)
A PM informou que o casal já havia sido advertido sobre o crime em ocasiões anteriores, entretanto, os mesmo não obedeceram às orientações das autoridades.
PM PRENDE INTEGRANTE DE FACÇÃO EM SÃO LUIZ
Policiais militares prenderam na manhã deste domingo, 25, no município de São Luiz, um rapaz que integrava uma facção criminosa. Com ele, a equipe apreendeu uma pistola 9 milímetros que seria utilizada para matar membros de um grupo rival.
(Foto: Divulgação)
De acordo com a PM, Raidenilson Santana Vieira, de 24 anos, já vinha sendo monitorado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público desde a sua saída da capital. A arma que seria utilizada por ele estava carregada com sete munições intactas.
VESTIBULAR REGISTRA ABSTENÇÃO DE 11%
Mais de 8.800 candidatos participaram neste domingo, 25, das provas do vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e de acordo com dados da CPV (Comissão Permanente de Vestibular), o certame deste ano registrou uma abstenção de aproximadamente 11%.
(Foto: Diane Sampaio/Folha BV)
Ao todo, segundo o edital, foram ofertadas 811 vagas, distribuídas entre 38 cursos de graduação. O destaque maior foi para medicina, que continua sendo o curso mais concorrido da instituição.
https://www.folhabv.com.br/noticia/Vestibular-UFRR-registrou-abstencao-de-11–este-ano/46768