Cotidiano

Veja o que rolou de mais importante durante esta semana

Mortes violentas, protestos de servidores e a prisão de pessoas importantes foram os assuntos que mais repercutiram durante esta semana em Roraima.

Acompanhe abaixo o que foi destaque durante na Folha no período de 26 de novembro a 2 de dezembro.

MORTES VIOLENTAS MARCAM O INÍCIO DA SEMANA

(Foto: Divulgação)

A semana começou sangrenta na capital. Somente no período da manhã do dia 26, a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender a duas ocorrências relacionadas a achado de cadáver. Ambas as vítimas, segundo apuração realizada pela Folha, possuíam sinais de execução, sendo que uma delas foi morta a tiros.

A motivação dos crimes ainda está sob investigação, mas a polícia acredita que ambos os casos tenham ligação da à disputa do crime organizado.

Dois são mortos com mais de 20 facadas

UNIÃO ASSUME CONTROLE DA PAMC

(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Também nas primeiras horas do dia 26, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Segurança Pública deflagrou em Roraima a Operação Élpis, cuja finalidade foi assumir a administração da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, considerada a maior unidade prisional do Estado.

Entre os 250 agentes que estão na Pamc, estão servidores do Depen e agentes locais e de outros onze estados. Para o administrador do Sistema Penitenciário de Roraima, Paulo Rodrigues da Costa, o quantitativo é suficiente para conduzir toda rotina, de maneira a conseguir implementar a obra de ampliação e reforma no menor espaço de tempo e, então, propiciar condições adequadas de vigilância, custódia e garantias de direitos dos presos.

Operação Élpis: União assume administração da Pamc

DENARIUM ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIO

(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

O governador eleito Antônio Denarium (PSL) realizou no dia 27 o anúncio de mais cinco nomes que vão compor a sua equipe administrativa a partir do próximo ano. Entre os nomes estão o do ministro da Indústria, Marcos Jorge de Lima, e da atual presidente da Junta Comercial de Roraima (Jucerr), Mariana Ferreira Poltronieri.

Apesar do governador afirmar que os escolhidos eram técnicos, quatro são nitidamente indicação de aliados do governador.

Denarium anuncia mais secretários e reforma administrativa

JUNDIÁ É FECHADA EM PROTESTO CONTRA ATRASOS DE SALÁRIOS

(Foto: Divulgação)

Agentes fazendários da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) fecharam a passagem para veículos grandes e pequenos na BR-174 na tarde do dia 27. A ação se deu em razão aos atrasos de salários.

A FolhaWeb, a categoria ressaltou que as paralisações ocorrerão até que o Governo de Roraima tome providências quanto às reivindicações dos servidores.

Greve emperra cargas e pode causar desabastecimento em RR

AGENTES PENITENCIÁRIOS EM GREVE

(Foto: Divulgação)

Outra categoria que também deflagrou greve por tempo indeterminado foi a dos agentes penitenciários. No dia 28, o sindicato que representa a categoria informou a paralisação das atividades por contra dos atrasos de salários.

Além disso, os servidores vão aproveitar para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e que apenas o fornecimento de alimentação dos presos seria mantido.

MULHERES DE MILITARES SÃO RECEBIDAS POR SUELY

(Foto: Divulgação)

Também no dia 28, as mulheres de bombeiros e policiais militares foram recebidas pela governadora Suely Campos (PP). A audiência teve como objetivo tratar de questões relacionadas aos atrasos de salários dos servidores estaduais.

A única certeza dada por Suely, segundo Amanda Teixeira, esposa de militar que participou do encontro, foi a de que a questão será discutida em uma audiência com o Governo Federal para os próximos dias.

Após reunião com a Governadora, mulheres mantêm protesto

FILHO DA GOVERNADORA E OUTROS DEZ SÃO PRESOS PELA PF

(Foto: Divulgação)

Deflagrada no dia 29, a Operação Escuridão, criada com intuito de desarticular esquema de desvio de dinheiro público em contratos para alimentação de presos, resultou na prisão de 11 pessoas, entre elas o filho da governadora Suely Campos (PP), Guilherme Campos.

Outros envolvidos incluem os ex-secretários de Justiça e Cidadania (Sejuc), Josué Filho e Ronan Marinho, e o deputado eleito Renan Filho (PRB). Os desvios, segundo a PF, giram em torno de R$ 70 milhões.

PF prende agentes políticos por esquema de corrupção em RR

MORADORES RECLAMAM DE ODOR VINDO DO DSEI LESTE

(Foto: Nilzete Franco)

Moradores da rua Comandante Essen Pinheiro, no bairro Treze de Setembro, entraram em contato a Folha no dia 29 para reclamar da situação do prédio do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Leste.

Uma semana depois de um incêndio que destruiu parte do local, a fumaça já não é mais problema e sim o cheiro quase insuportável que vem de dentro da antiga sede administrativa.

Carne estragada causa mau cheiro e incomoda moradores

ASSALTANTE MORRE APÓS TROCAR TIROS COM A FORÇA NACIONAL

(Foto: Divulgação)

Um homem, Paulo Vitor Ferreira e Silva, de 21 anos, morreu após trocar tiros com agentes da Força Nacional de Segurança (FNS) no início da manhã do dia 30, no bairro Pricumã. O comparsa do criminoso, segundo informações obtidas pela FolhaWeb, foi levado para o Hospital Geral de Roraima (HGR) aparentemente sem gravidade.

Indivíduo morre ao trocar tiros com a Força Nacional

GOVERNO NÃO ENTREGOU RELATÓRIO SOBRE SITUAÇÃO DE RR

(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Em entrevista a Folha no dia 30, o vice-governador eleito, Frutuoso Lins, informou que as equipes que atuam no processo de transição do governo de Roraima têm até o dia 10 de dezembro para montar um relatório com soluções para curto, médio e longo prazo.

Segundo, Antônio Denarium quer saber como vai encontrar cada pasta, nos aspectos administrativo e financeiro, para poder traçar sua política de recuperação financeira do estado.

Governo ainda não entregou relatório sobre situação de RR

1ª BRIGADA TEM NOVO COMANDANTE

(Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

Em solenidade realizada no dia 1º, o General de Brigada Márcio Bessa Campos tomou posse como novo comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Ele sucede o também General de Brigada Gustavo Henrique Dutra, que ocupará o cargo de Comandante da academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ).

Nascido em 24 de março de 1964, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), General Márcio Bessa Campos possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1987) e mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2004). É pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

1ª Brigada de Infantaria de Selva tem novo Comandante

EX-MILITAR É ESPANCADO ATÉ A MORTE NO PINTOLÂNDIA

(Foto: Arquivo Folha BV)

O ex-militar do Exército Manoel Gomes da Silva, de 28 anos, foi espancado até a morte na madrugada do dia 1º no bairro Pintolândia. Ele estava bebendo na companhia de outras três pessoas, segundo informou a Polícia Militar (PM).

Um dos suspeitos, um adolescente de 17 anos, foi preso nesse domingo, 2. Os demais ainda estão sendo procurados.

Homem é espancado até a morte

GOVERNO DISPENSA MERENDEIRAS POR FALTA DE PAGAMENTO

(Foto: Divulgação)

Em face da situação de crise financeira que vem atravessando, o Governo decidiu dispensar todas as empresas credenciadas que prestarem serviços em as escolas de ensino do Estado.

Entre os profissionais desligados estão merendeiras, cuidadores, Interpretes de libras e motoristas.

Governo dispensa merendeiras por falta de pagamento

MULHER ACIONA A POLÍCIA APÓS MARIDO TENTAR MATÁ-LA

(Foto: Divulgação)

Uma confusão envolvendo um casal foi para na delegacia na noite deste sábado, 1º. Uma vendedora de 24 anos procurou a polícia para denunciar que foi agredida pelo marido, um auxiliar de serviços gerais de 28 anos, em sua residência no bairro Senador Hélio Campos.

Durante a briga, o agressor acabou ferido por uma paulada desferia pelo próprio sogro.

Mulher pede socorro a PM após marido tentar matá-la