Operação da Polícia Federal relacionada a irregularidades na merenda escolar, morte do ex-governador José Anchieta e nomeação de Antônio Denarium como interventor federal foram os assuntos que mais repercutiram durante esta semana em Roraima.
Acompanhe abaixo o que foi destaque durante na Folha no período de 3 a 9 de dezembro.
POLÍCIA CIVIL APROVA PARALISAÇÃO DE 72 HORAS
(Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
A segunda-feira, 3, iniciou com a decisão de policiais civis em paralisar as atividades por 72 horas. A medida foi tomada após a realização de uma assembleia geral na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol-RR).
A categoria enfática ao afirmar que além dos atrasos de salários, a falta de estrutura nas delegacias impede a boa prestação de serviços para a população.
MP RECOMENDA MUDANÇAS EM EDITAL DA ALE
(Foto: Divulgação)
Também na segunda-feira, 3, Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), a realização de mudanças no edital de escolha de novos conselheiros do Tribubal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).
De acordo com documento, o edital deve apresentar prazo mínimo para inscrição de 30 dias, bem como a definição clara dos documentos exigidos para deferimento da inscrição, da impugnação de candidaturas, possibilidade recursal do acolhimento de impugnação e indeferimento e possibilidade de os candidatos defenderem suas candidaturas.
LADRÃO FURTA BOTIJÃO DE GÁS E ÓLEO UNGIDO DE IGREJA
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Uma igreja evangélica situada no bairro Raiar do Sol foi alvo de um ladrão na madrugada da terça-feira, 4. Do local, o criminoso levou um botijão de gás e óleo ungido utilizado nos cultos.
O pastor da igreja contou que viu o momento em que o indivíduo saia com os objetos. O caso foi registrado na Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5º DP).
POLÍCIA FEDERAL DESARTICULA ESQUEMA MILIONÁRIO DA MERENDA ESCOLAR
(Foto: Divulgação)
Também na terça-feira, 4, a Polícia Federal (PF) deflagrou em Roraima a Operação Tântalo, que descobriu um esquema milionário envolvendo a prestação de serviços da merenda escolar no Estado. A ação resultou na prisão de um ex-secretário e de empresários ligados ao ramo alimentício.
Segundo a PF, o inquérito identificou que as irregularidades ocorreram entre 2016 a 2018. A ação contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).
DENARIUM PEDE PRORROGAÇÃO DE INTERVENÇÃO EM PRESÍDIOS
(Foto: Arquivo Folha BV)
Na quarta-feira, 5, o governador eleito Antônio Denarium (PSL) assinou o pedido de prorrogação da intervenção do sistema penitenciário estadual por mais 60 dias.
Segundo ele, o prazo dará mais tempo para que a transição de governo possa adotar as medidas mais eficazes para resolver os problemas existentes atualmente nas unidades prisionais.
JUSTIÇA DETERMINA PAGAMENTO PARA POLICIAIS MILITARES
(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
Também na quarta, a Justiça Federal determinou que o Estado providencie, no prazo de 24 horas, o pagamento dos salários atrasados de policiais militares, reforçando um dos acordos feito com a União para a execução da intervenção do sistema penitenciário.
A medida deixou clara que caso houvesse o seu descumprimento, o Governo de Roraima seria penalizado com o pagamento de multa diário no valor de R$ 10 mil.
AGENTES PENITENCIÁRIOS DECIDEM FECHAR UNIDADES PRISIONAIS
(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
Em razão dos atrasos de salários, agentes penitenciários decidiram fechar todas as unidades prisionais do Estado. A decisão foi acertada após a categoria realizar uma assembleia geral na manhã da quinta-feira, 6.
Logo após a decisão, os manifestantes se descolaram para a entrada da sede da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), onde colocaram fogo em pneus.
MORRE O EX-GOVERNADOR JOSÉ DE ANCHIETA
(Foto: Arquivo Pessoal)
A quinta-feira foi encerrada com a repentina morte do ex-governador de Roraima José de Anchieta aos 53 anos. Ele foi vítima de um infarto fulminante no período da noite.
O ex-chefe de Estado ainda chegou a ser levado para o Hospital da Unimed, mas acabou não resistindo. A entrada da unidade ficou lotada de simpatizantes e curiosos logo após a informação se propagar em grupos de aplicativos de mensagens.
POPULAÇÃO SE DESPEDE DE ANCHIETA
(Foto: Minervaldo Lopes/Folha BV)
Várias pessoas, entre autoridades e população em geral compareceram na sexta-feira, 7, ao velório do ex-governador José de Anchieta no Ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho.
A assessoria do ex-chefe de Estado determinou prazo de visitação para até as 18 horas, além de atos fúnebre com igrejas e cortejo para o sábado, 8.
TEMER NOMEIA DENARIUM COMO INTERVENTOR FEDERAL
(Foto: Divulgação)
Além de anunciar a prorrogação do prazo da intervenção geral no Estado para até o fim do ano, o presidente da República Michel Temer (MDB) também decidiu nomear o governador eleito Antônio Denarium como interventor federal. O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa na noite de sexta-feira, 7.
Em coletiva realizada no mesmo dia, Denarium adiantou que participará no sábado, 8, de uma reunião representantes do Conselho de Defesa Nacional, em que será assinado o decreto e, na terça-feira, 11, haverá uma reunião com Temer em Brasília, quando serão apresentadas as dívidas do Estado.
CORPO DE ANCHIETA É LEVADO PARA FORTALEZA
(Foto: Diane Sampaio/Folha BV)
Após o término da missa de corpo presente, o corpo do ex-governador José de Anchieta seguiu no sábado, 8, em cortejo pelas principais ruas e avenidas da capital até a chegada na Base Aérea de Boa Vista.
Vítima de um infarto fulminante, ele foi levado para a cidade de Fortaleza, onde foi enterrado no Cemitério Jardim Metropolitano.
DENARIUM AFIRMA QUE VAI REDUZIR CARGOS
(Foto: Divulgação)
Em reunião com seus futuros secretários no sábado, 8, o governador eleito e interventor do Estado Antônio Denarium (PSL) disse que a prioridade da nova gestão será a redução de cargos para reduzir os custos do Poder Executivo Estadual.
A equipe também definiu pontos que farão parte do Plano de Recuperação Fiscal que será apresentado ao presidente Michel Temer (MDB).
DENARIUM QUER LIMITAR ENTRADA DE VENEZUELANOS
(Foto: Pedro Barbosa/Folha BV)
Em entrevista neste domingo, 9, o interventor e governador eleito, Antonio Denarium, disse que apesar das ações acolhimento, o Estado já não tem condições de receber tantos venezuelanos que pedem asilo político no Brasil.
Ele informou que vai pedir ao presidente Michel Temer (MDB) a criação de um trabalho conjunto para ordenar a entrada dos imigrantes e incentivar a interiorização para outros estados.
MORRE O PRIMEIRO DELEGADO DA RECEITA FEDERAL EM RORAIMA
(Foto: Divulgação)
Morreu neste domingo, 9, aos 93 anos, Orlando Marinho, o primeiro delegado da Receita Federal em Roraima. Ele teve complicações de saúde ocasionadas por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Marinho era pai do deputado Federal Hiran Gonçalves (PP) e se encontrava há mais de uma semana internado no Hospital Geral de Roraima (HGR).