O feriado prolongado foi bastante agitado em Roraima, com várias ocorrências na capital e interior do Estado. O destaque, porém, ficou por conta da grande quantidade de casos homicídios e problemas relacionados ao sistema prisional.
Veja abaixo os principais destaques da Folha no período de 15 a 20 de novembro.
DENÚNCIA DE ABUSO SEXUAL NO HGR
(Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
Uma estudante de 24 anos denunciou que foi abusada sexualmente por um técnico em enfermagem no Hospital Geral de Roraima (HGR). O caso ocorreu por volta das 2h45 do dia 15, após passar mal em casa e ser internada na unidade.
A jovem relatou a Folha que não conhecia o autor do crime, nunca o viu antes da fatídica madrugada. “Chegando lá fui bem atendida. Sempre elogiei toda a equipe do HGR. Apesar do Hospital ser uma bagunça, a maioria das pessoas faz a diferença. São humanos”, acrescentou.
ENVOLVIDO EM ASSALTO É EXECUTADO EM HOSPITAL
(Foto: Divulgação)
Também na madrugada do dia 15, o Hospital Geral de Roraima (HGR) foi invadido por criminosos armados que executaram a tiros Fernando Carneiro dos Santos, de 29 anos. Ele era um dos elementos envolvidos no assalto a agência do Banco do Brasil da avenida São Sebastião.
Fernando dos Santos Carneiro, vulgo “Máscara”, “Vandinho” ou “Dog”, era membro do Comando Vermelho, tinha diversas passagens pela Polícia por uma série de crimes praticados, dentre eles de tráfico de drogas e roubo. Antes do assalto e da morte do PM, estava na condição de albergado do sistema prisional.
COMÉRCIO EM BAIXA DURANTE O FERIADÃO
(Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
Em razão dos atrasos do pagamento de salários dos servidores públicos do Estado, os Centros Comerciais da Capital tem apresentado quedas drásticas nas vendas nesta reta final de ano.
Em resposta a Folha, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) esclareceu que a crise que o Estado passa é reflexo da crise nacional, mas que o Governo tem trabalhando para equilibrar as contas e minimizar o problema até o fim do ano.
FALTA DE ALIMENTAÇÃO EM PRESÍDIO DE RORAIMA
(Foto: Divulgação)
Em contato com reportagem da Folha no dia 16, familiares denunciaram que detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) estariam sem alimentação há pelo menos 15 dias.
No mês passado, a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos chegou a suspender as atividades por quase uma semana, em razão do não pagamento por parte do Governo do Estado. Contudo, após um acordo judicial entre as partes, a empresa retomou os serviços.
NÚMERO DE HOMICÍDIOS DISPAROU DE JANEIRO A NOVEMBRO
(Foto: Arquivo Folha BV)
Dados do Núcleo de Estudos de Violência (NEV) da USP (Universidade de São Paulo) revelaram que Roraima ocupa a primeira colocação no ranking de estados com maior taxa de homicídios do país.
De janeiro até a metade do mês de novembro, foram contabilizados 292 homicídios. O crescimento é percebido quando são comparados com os dados de todo o ano de 2017, quando foram registrados 212 homicídios no estado. Em 2016, foram contabilizados 192 homicídios.
FUTURO SECRETÁRIO QUER ACABAR COM DESVIOS DE DINHEIRO
(Foto: Diane Sampaio/Folha BV)
Futuro secretário Estadual de Saúde (Sesau), o médico anestesiologista Ailton Wanderley disse em entrevista ao programa Agenda da Semana, no dia 18, que pretende acabar com os desvios de verba dentro da pasta.
Ele ressaltou que o dinheiro público tem que ser usado para dar assistência à população e não pode ser desviado para atividade meio. O médico ressaltou ainda que não será uma tarefa fácil, mas que o governador eleito, Antonio Denarium (PSL), deu carta branca para que uma equipe técnica seja montada.
VENEZUELANOS SÃO INDICIADOS POR ROUBO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA
(Foto: Divulgação)
Também no dia 18, a Polícia Civil indiciou quatro venezuelanos pelos crimes de roubo e formação de quadrilha. Os elementos foram presos em flagrante após assaltarem um brasileiro na cidade de Pacaraima, no Norte do Estado.
A vítima saía de uma festa e caminhava pela rua quando foi abordada pelos elementos. Um deles o segurou e os outros o agrediram para roubar o celular. Os agressores, além de uma faca, estavam em posse também de um terçado. Mesmo em desvantagem, o brasileiro, por ter conhecimento em lutas marciais, conseguiu escapar e pedir ajuda da Polícia.
SEM COMBUSTÍVEL, BOMBEIROS PRIORIZAM ATENDIMENTOS
(Foto: Arquivo Folha BV)
Pouco mais de uma semana após a doação de 500 litros de diesel, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) ainda tem combustível para atender as demandas de urgência e emergência. A doação, feita no dia 10 de novembro, pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) do Exército, ocorreu por uma razão: evitar a interrupção dos atendimentos realizados pelas viaturas.
Uma apuração realizada pela Folha apontou que motivo da falta de combustível seria o bloqueio do cartão de abastecimento do Governo do Estado, que já dura quase cinco meses.
Sem previsão para o desbloqueio do cartão de abastecimento, que é de responsabilidade do Governo, o comandante do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, explicou que um novo processo para o recebimento dos cartões foi aberto com recursos do próprio órgão.
CARREGAMENTO DE ARMA DE GROSSO CALIBRE É APREENDIDO PELA PM
(Foto: Divulgação)
Na tarde desta terça-feira, 20, após uma denúncia anônima, policiais militares conseguiram interceptar a entrega de armamento de grosso calibre. O material estava sendo transportado em um táxi intermunicipal que faz a rota Pacaraima/Boa Vista e possivelmente é oriundo da Venezuela.
O local marcado para a entrega foi um estacionamento de um shopping localizado na zona oeste de Boa Vista. Quando os policiais fizeram a abordagem e abriram as caixas, depararam-se com um fuzil, dois carregadores e uma vasta quantidade de munições.
PF DESMONTA PLANO DE FACÇÃO DE MATAR AGENTES DE SEGURANÇA
(Foto: Divulgação)
Deflagrada pela Polícia Federal (PF) no Paraná, nessa terça-feira, 20, a Operação Pregadura conseguiu impedir que a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) executasse atentados contra agentes públicos em Roraima, segundo informou o delegado Federal Martin Bottaro Purper, coordenador da operação.
O delegado Federal Martin Bottaro Purper informou que a maneira escolhida para executar o atentado em Roraima guarda semelhanças com a emboscada que resultou na morte do agente penitenciário federal Alex Belarmino da Silva, assassinado a tiros por membros do PCC na cidade de Cascavel (PR).