Cotidiano

Venda de veículos financiados cresce 12,1% no primeiro trimestre em RR

Em todo o País, mais de um milhão de veículos foram financiados nos três primeiros meses do ano

A compra de veículos por financiamento teve um aumento em Roraima. Conforme o Sistema Nacional de Gravames (SNG) e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), no primeiro trimestre deste ano, foram financiados 2.577 automóveis, um aumento de 12,1% se comparado ao mesmo período de 2016. Os dados incluem automóveis leves, pesados e motos, considerando unidades novas e usadas.

“De janeiro a março deste ano houve um aumento significativo se compararmos ao início do ano passado. Em 2016, nós vendemos aproximadamente 60 veículos, enquanto que este ano foram cerca de 70. Estes números representam um crescimento de 16%”, disse Gabriel Mendes, que é gerente de uma concessionária no Centro da Capital.

Com o objetivo de elevar o índice das vendas, as concessionárias adotam estratégias para atrair a clientela. Uma delas é aceitar o automóvel usado ou seminovo do cliente como entrada para a compra de outro veículo.

“Nós aceitamos o carro ou a moto como moeda de troca. É uma das facilidades que oferecemos que acaba atraindo o cliente na hora do atendimento”, explicou Mendes.

Em alguns estabelecimentos, as vendas continuam dentro da normalidade, como é o caso de uma concessionária no bairro Aparecida. De acordo com o gerente do local, Rafael Nascimento, apesar da média de venda ser a mesma do ano passado, a maioria dos veículos são financiados. “Em relação a 2016, o número realmente tem se mantido, são comprados cerca de 70 veículos por mês. Deste total, 70% são financiados”, frisou.

Os reflexos da crise financeira que atinge o País parecem estar diminuindo para o mercado automotor, já que a procura por parte da população tem aumentado nos últimos meses. “O que a gente percebe é que o perfil do cliente está mudando, percebe-se que agora o consumidor tem mais segurança e uma perspectiva financeira melhor se compararmos com alguns meses atrás. Ou seja, houve uma melhoria no aspecto econômico do consumidor”, comentou Rafael Nascimento.

DADOS – A região Norte encerrou o primeiro trimestre de 2017 com 65.037 veículos financiados, uma retração de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 40.667 das operações, enquanto que as vendas financiadas de motos somaram 22.539 unidades.

No Brasil, o total de veículos financiados no início deste ano totalizou 1.208.969 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, o que representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2016. Do total, os veículos novos somaram 409.712 unidades, enquanto os usados chegaram a 799.257. (B.B)