Cada vez mais, o mundo virtual passa a fazer parte da vida dos brasileiros. A boa notícia agora está valendo, e traz mais praticidade a proprietários de veículos de oito estados brasileiros, inclusive Roraima.
O governo federal havia anunciado no início de fevereiro o novo serviço, e colocou à disposição a nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite fazer a transação de compra e venda de veículos pela internet.
A iniciativa permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do gov.br e biometria facial. Com isso, os estados de Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima passam a oferecer esse serviço.
Venda digital: principais benefícios
O processo da venda digital acontece de forma rápida e prática, por meio do aplicativo CDT e sem a necessidade de reconhecer firma ou realizar contrato em papel. A transação é segura, exigindo a autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital.
O cidadão também economiza tempo de deslocamento para comparecer a qualquer órgão público, já que o processo ocorre de forma digital. O proprietário só precisa ir ao Detran, no final do processo, para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
Como acontece a venda digital?
Para a realização da operação via Venda Digital, o vendedor deve acessar o aplicativo CDT, informar o CPF do comprador e registrar a intenção de venda. O Detran de registro do veículo toma conhecimento da intenção e autoriza a geração da ATPVe.
No aplicativo CDT, é gerada a ATPVe e o vendedor e comprador do veículo são notificados para assinarem digitalmente a ATPVe, por meio do gov.br, após a autorização do Detran de registro do veículo. Depois o comprador deve se dirigir a um Detran para realizar a vistoria do veículo e solicitar a transferência.
Quem pode usar a Venda Digital?
A Venda Digital está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Ao todo, mais de 27 milhões de pessoas possuem documentos emitidos a partir dessa data.
Além disso, o vendedor e o comprador devem ter, para realizar a assinatura eletrônica, conta ouro ou prata na plataforma gov.br, que reúne diversos serviços públicos ao cidadão e informações sobre a atuação dos órgãos de governo.
Para que os proprietários possam utilizar a nova funcionalidade, os Detrans estaduais precisam aderir ao sistema. Até o momento, já aderiram os Detrans de MS, PA, AC, RR, RN, PE, CE e RS.