Cotidiano

Vendas de passagens aumentam

Tanto para viagens terrestres como aéreas, o aumento nas vendas de passagens foi superior ao registrado no mesmo período do ano passado

Neste período de fim de ano, é comum ver roraimenses optando por passar o Natal e o Réveillon fora do estado. Durante os dias que antecedem essas datas, a movimentação na Rodoviária Internacional de Boa Vista é intensa. A cidade de Manaus, no Amazonas, continua sendo o destino mais procurado.
“A movimentação começou desde o dia 15 desse mês, tanto que até o dia 18, todos os ônibus estavam com lotação máxima, e se tivesse mais veículos, também estaria com vagas esgotadas”, comentou a agente de viagens, Zenaide de Oliveira.
Este ano, os clientes estão tendo maior liberdade de escolha, já que o número de agências que fazem o trecho dentro e fora do estado cresceu de duas para quatro. Para as empresas, os lucros foram de 70%, um pouco acima do registrado no mesmo período do ano passado.
“Essa quebra de monopólio é benéfica para todos, principalmente para o consumidor, que vai ter opções vantajosas e as empresas vão adequar os serviços da melhor forma possível”, comentou o agente de viagens, Junior de Pinho.
Atualmente, os preços praticados pelas empresas para o trecho Boa Vista/Manaus está variando entre R$ 80 à R$ 110,00.  Além disso, muitas agências estão disponibilizando horários extras para atender a demanda. Para o encarregado de uma empresa de transporte interestadual, Robert Rodrigues, a criação desses horários alternativos deu ao consumidor uma flexibilidade que não existia no mercado.
 “Esse novo horário criou uma flexibilidade para que ele possa viajar. Geralmente acontece de muitos deles chegarem ao balcão da empresa sem ter programado direito o horário da viagem, tanto que é comum ficar passageiro para trás no primeiro horário de embarque. Esses horários extras acabam por facilitar a vida dessas pessoas que não conseguiram embarque no momento pretendido”, destacou.
AEROPORTO – A semana do Natal registou aumento também no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Segundo superintendente da Infraero em Roraima, Daniel Sobrinho, o movimento de passageiros no aeroporto aumentou 9%, o que representa 950 pessoas. “Para esta semana do Ano Novo, a previsão é que movimento sofra uma queda, uma vez que muitas pessoas já deixaram a cidade no período do Natal”, disse. (M.L)