Os vendedores da Feira do Garimpeiro, que funciona todos os domingos na Avenida Ataíde Teive, na zona Oste, entre os bairros Asa Branca e Tancredo Neves, começaram a receber as novas barracas padronizadas. A entrega estava programada para o dia de funcionamento da feira, mas foi adiada para esta segunda-feira. A prefeitura alegou que o processo de montagem e desmontagem atrapalharia as vendas.
A entrega foi distribuída em três dias. Na manhã de ontem foram distribuídas cerca de 70 barracas para os feirantes que trabalham com a venda de carne e farinha. Hoje serão entregues as de verduras e frutas. Amanhã será a vez para os que atuam no setor de variedades.
Durante o evento, a prefeitura informou que serão distribuídas cerca de 500 barracas somente para a Feira do Garimpeiro. As entregas serão efetuadas no pátio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, no trecho sul da BR-174.
A feirante Maria Joana de Oliveira disse que as novas estruturas são boas, porém desagradou alguns feirantes. “No meu caso, as novas barracas vieram em boa hora. Ela é maior do que a antiga e mais segura e higiênica. No entanto, alguns feirantes ficaram insatisfeitos, pois as novas barracas são menores do que as utilizadas anteriormente”, afirmou.
Maria Joana destacou que alguns feirantes ficaram insatisfeitos com o novo ponto de início da feira. “Na próxima semana, as barracas serão montadas a uma distância equivalente à metade de uma quadra do ponto antigo. Não vejo problemas, o importante é que eu venda meus produtos, não me importo em avançar alguns metros”, disse.
O vendedor Gonçalo Costa acredita que o novo ponto irá prejudicar alguns. “Estamos acostumados com o nosso lugar. Trabalho na feira há mais de três anos e meus clientes já sabem onde me encontrar. Temo que agora eles possam se confundir e acabar comprando com outro vendedor”, afirmou.
Costa comentou sobre a entrega que estava programada para domingo. “Muitos começaram a se aglomerar no local onde as barracas estavam e começaram a fazer confusão. A Prefeitura nos informou que seria melhor entregá-las em outro local, pois a montagem e desmontagem atrapalhariam as vendas”, disse.
PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou à imprensa que as barracas são desmontáveis, com estrutura de metalon reforçado, aplicação de base antiferrugem e pintura automotiva, resistentes ao sol e chuva.
Contam com cobertura, saias lateral e frontal, em lona sintética de PVC. As bancadas móveis foram projetadas para suportar pesos que variam de 100 até 250 quilos. As de material inox serão utilizadas para o manuseio de alimentos, seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária.
As barracas são de dois tamanhos de forma a atender com mais qualidade os feirantes. Sendo: 2,5×2,5 e 4x 2,5m. Serão dispostas na avenida Ataíde Teive até o limite da calçada nos dois lados da avenida. As calçadas ficarão livres para os pedestres. Os consumidores terão o centro da avenida para transitarem.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) informou que a Feira do Garimpeiro iniciará no mesmo local, apenas com o recuo de 10m, que é uma faixa de segurança determinada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito. (I.S)
Cotidiano