Cotidiano

Venezuelanos são enviados hoje para o Mato Grosso do Sul

Cerca de cem venezuelanos que vivem atualmente na capital de Roraima embarcam neste sábado para a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, na maior interiorização já realizada pela Operação Acolhida na modalidade de vagas de emprego sinalizadas. Nesta modalidade, a integração das pessoas interiorizadas é acelerada, pois os venezuelanos viajam com as vagas de emprego oferecidas por uma empresa local.

Esta é a primeira vez que o deslocamento ocorre com um voo fretado, que foi garantido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações). A agência prevê outros voos como este, potencializando a capacidade de interiorização a fim de reduzir o impacto nas comunidades de acolhida em Roraima.

O grupo transferido para Dourados receberá uma ajuda de custo para suas necessidades iniciais oferecida pelo Acnur – Agência da ONU para Refugiados. A bolsa tem o objetivo de prover apoio inicial durante o primeiro mês para a instalação dos venezuelanos na chegada a cidade de recepção. Os venezuelanos serão acolhidos em abrigos temporários articulados com a empresa e a sociedade civil até a obtenção de suas novas residências.

A transferência de mulheres, crianças e homens venezuelanos de Roraima para outros Estados brasileiros é um dos eixos da Operação Acolhida, que reúne as Forças Armadas, diversos ministérios do governo federal, agências do Sistema ONU no Brasil e entidades da sociedade civil organizada.

A interiorização é um processo voluntário, no qual todos os beneficiários são previamente registrados pelo Acnur, que também auxilia na obtenção da documentação necessária para a regularização destas pessoas no Brasil, juntamente com a OIM. A Operação Acolhida certifica que cada indivíduo esteja devidamente vacinado e com seus exames de saúde atualizados.

Até o momento, cerca de 4.300 solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos já foram realocados para outras partes do País por meio da estratégia de interiorização promovida pelo governo federal.