Cotidiano

Vereador entra com mandado de segurança na Justiça

Requerimento para instauração da CPI do Lixo teve nove assinaturas de vereadores mas alguns já querem retirar

A instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo terá novos capítulos. Tudo porque o vereador Ítalo Otávio (PL) entrou, nessa terça-feira (3), com mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública de Boa Vista. Segundo o parlamentar, essa atitude se fez necessária para que seja atendido o desejo dos vereadores que assinaram o documento, sendo favoráveis a averiguação de possíveis irregularidades em processos de licitação firmados entre a Prefeitura de Boa Vista e uma empresa de São Paulo, responsável pela coleta de lixo na Capital.

A apresentação do requerimento foi feita pelo vereador Ítalo, e contou com a assinatura de apoio de mais oito parlamentares: Professor Linoberg (Rede), Pastor Jorge (PSC), Genilson Costa (SD), Nilvan Santos (PSC), Wagner Feitosa (SD), Aline Rezende (PRTB), Dra. Magnólia (PRB) e Mirian Reis (PHS). “O requerimento que julgamos ser o procedimento correto para abertura da CPI do Lixo foi assinado no dia 13 de agosto, por nove vereadores. A Constituição Federal diz que, se, um terço da Câmara assinando, o que totaliza sete parlamentares, fica claro que deve ser atendido o pedido para instauração da Comissão, e tivemos nove assinaturas”, ressaltou Ítalo Otávio.

Segundo o vereador, o presidente da Câmara de Boa Vista, Mauricélio Fernandes, junto com a mesa diretora, decidiu colocar o requerimento para ser apreciado pela Procuradoria Jurídica. “Disseram que algumas coisas não estavam corretas, então levei um documento para que subsidiasse a análise da Procuradoria, a fim de que não restasse nenhuma dúvida ou falha. “Mauricélio havia garantido que abriria a CPI, o que não aconteceu. No dia 20 de agosto, os nove vereadores assinaram novamente um requerimento com o mesmo fato determinado, referente a averiguação de irregularidades na licitação e superfaturamento no contrato firmado entre a Prefeitura de Boa Vista e a Sanepav. E mais uma vez o presidente pediu um tempo para abrir essa CPI e até agora nada”, comentou Ítalo Otávio.

“Já são 22 dias que aguardamos por esse parecer jurídico da Procuradoria da Câmara. O mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública é para que o presidente e vereador Mauricélio Fernandes cumpra o que está escrito na Constituição Federal, na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Boa Vista. Essa CPI precisa averiguar a fundo esse contrato, todo esse processo licitatório da prefeitura com a empresa responsável pela limpeza da cidade”, disse o vereador do PL. 

“Vereadores pediram pra retirar assinatura”, diz Mauricélio


Mauricélio Fernandes: “Como houve fato novo cabe agora aguardarmos para, assim, tomarmos as devidas providencias” (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara, Mauricélio Fernandes, disse que foi informado que o vereador Ítalo Otávio havia entrado com mandado de segurança na Justiça. “Fui informado ainda que alguns parlamentares entraram com requerimento, após as análises do contrato licitatório com a empresa e a prefeitura, e viram que não tinham argumentos com relação ao que o vereador Ítalo Otávio estava falando e solicitaram a retirada das assinaturas. Então pedi que fosse encaminhado à Procuradoria e estou aguardando. Eu tinha a plena certeza que resolveríamos isso hoje [ontem], mas como houve fato novo, cabe agora aguardarmos para, então, tomarmos as devidas providencias”, disse. 

“A análise do contrato por vereadores que averiguaram o requerimento virou uma realidade diferente do que foi dito pelo autor do documento, uma vez que em tribuna os vereadores Zélio Mota (PSD), Renato Queiroz (MDB) e Idásio da Perfil (PP) estavam com a cópia do processo do contrato e o vereador Ítalo Otávio quis receber o material para fazer uma verificação. Mas enquanto isso alguns vereadores devem ter atendido a solicitação dos parlamentares e perceberam que não havia nenhuma ilicitude na licitação. Vamos aguardar para ver como vai ficar”, enfatizou Mauricélio Fernandes. (E.R.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.