Os vereadores de Boa Vista aprovaram a criação de duas gratificações para os servidores da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), para realização de procedimento cirúrgico (GRPC) e por auxiliar procedimento cirúrgico (GAPC) de castração para controle populacional de animais domésticos, semi-domiciliados e comunitários. O Projeto de Lei segue para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB).
A proposta é referente ao Programa de Controle Populacional de Animais de Rua em Boa Vista. O valor da GRPC corresponde a 60% do vencimento dos servidores médicos veterinários efetivos, com lotação na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que exerçam atividades ligadas à castração de animais domésticos. Por sua vez, os agentes de combate a endemias receberão a GAPC, equivalente a 40% do salário.
O PL visa reconhecer e valorizar os servidores que atuam diretamente nas funções de procedimentos cirúrgicos ligadas à castração de animais, cães e gatos. “Foram realizadas reuniões, as ONGs da causa animal tiveram papel importante nessa questão, participamos de um seminário realizado pela Prefeitura. O PL sendo sancionado, será feita a castração de 100 animais de rua por mês. É um avanço para a nossa cidade, e assim conseguiremos diminuir o crescimento populacional de animais de rua”, explicou o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) sobre o processo de criação do projeto, que iniciou no ano passado.
A Prefeitura conta, atualmente, com dez veterinários efetivos, sendo seis deles lotados na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, exercendo atividades no aspecto da epidemiovigilância de zoonoses, inspeção zoosanitária, atendimento a denúncias ou ocorrências de casos inerentes a zoonoses, vacinação antirrábica, exames de triagem para Leishmaniose Visceral Canina e educação sanitária.