Foi aprovado, na sessão plenária de hoje (1º) da Câmara Municipal de Boa Vista, o projeto de lei que determina a implantação dos serviços de fonoaudiologia educacional nas escolas da rede municipal de ensino.
A necessidade de o serviço ser implantado na rotina escolar visa a prevenção no que se refere a área de comunicação escrita e oral, voz e audição da equipe de orientação e acompanhamento aos estudantes e, conseqüentemente, evitando a descoberta tardia de algumas doenças relacionadas à fonoaudiologia.
A implantação do projeto consiste em promover atividades com a presença dos pais, alunos e a equipe pedagógica, sob autorização da direção da escola através de oficinas referentes a disfonia infantil. Além disso, o projeto de lei prevê a realização de trabalhos com professores referente a higiene vocal desses profissionais, com palestra sobre saúde vocal e o uso correto da voz em sala de aula, visando o não aparecimento de patologias vocais por conta do mau uso da voz.
“É fato que as alterações relacionadas a audição, linguagem oral e escrita fala, motricidade e voz interferem no processo de ensino e aprendizagem bem como as condições de interlocução comunicativa, por esta razão, entendemos ser fundamental o atendimento com equipe técnica da instituição na realização de assessoria, na qual o profissional fonoaudiologia pode auxiliar e apoiar a partir de seu conhecimento devendo permitir a construção de ações voltadas a demanda escolar”, defendeu o autor do projeto, o vereador Adelino Neto.
Fonte: CMBV