Em atendimento ao requerimento do vereador Zélio Mota, a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) realizou na manhã desta quarta-feira, 28, uma audiência pública para tratar sobre os problemas ocasionados pelas constantes quedas de energia no Estado.
As discussões contaram com a presença de entidades de diversos segmentos da sociedade e de representantes da Roraima Energia, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado.
“O município de Boa Vista sofre constantemente com as quedas de energia, e todos os setores são impactados diretamente por esse problema. Diante disso, a Câmara convocou toda a sociedade para esse diálogo junto à empresa distribuidora, para que pudéssemos entender toda essa problemática e saber quais são os fundamentos que ela leva em consideração para efetuar o calculado da tarifa de energia elétrica e quem determina esse aumento”, comentou Mota.
O autor do requerimento contou ainda que as gerações de energia por fontes renováveis também foi incluído na pauta de discussões da audiência pública. A ideia é sugerir ideias que possam viabilizar alternativas para atender a decente demanda do Estado.
“Nós temos as fontes renováveis que precisam ser desenvolvidas. Temos a energia eólica e a energia solar que devem ser estudadas, para serem executadas no nosso Estado, além de Tucuruí, que está para chegar. Então, esses debates estão realizados na Casa, faremos um relatório assinado por todos os vereadores, esse documento será encaminhado para a imprensa e aos nossos parlamentares em Brasília, para que eles cobrem do Governo Federal a resolutividade desse problema, porque isso tem que ser resolvido”, completou.
A matéria completa você confere na Folha Impressa desta quinta-feira, 30.
Colaborou a repórter Paola Carvalho.