Durante visita à escola municipal Darcy Pedroso da Silva, de São João da Baliza, nesta quinta-feira (27), os vereadores da cidade Cézar Balizão (PSD) e Hirlei Pacotinho (PSD) recolheram vários itens da merenda escolar vencidos. A unidade possui mais de 400 alunos matriculados.
Integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, os parlamentares prometem elaborar um relatório da diligência e apresentá-lo à secretaria de Educação do Município do Sul de Roraima, situado a 352 quilômetros da capital Boa Vista.
Entre os produtos vencidos encontrados, estão duas caixas de biscoito, 31 pacotes de milho para munguzá e quatro latas de óleo. Segundo os vereadores, a visita foi feita após denúncias de pais e professores da unidade escolar.
“Era a terceira vez [que a denúncia foi realizada]. Hoje nós realmente constatamos e olhando lá a mercadoria no depósito, a merenda, constatamos irregularidades em relação ao vencimento e vimos que o milho estava vencido desde o dia 29 de setembro. Fizemos apreensão dos 31 pacotes, de biscoitos que estavam praticamente vencidos e levamos pra Câmara”, relatou Balizão.
“Depois que conversamos com a diretora, fomos com as merendeiras, visitamos o depósito e encontramos alguns produtos vencidos e outros já próximos de vencer”, relatou Pacotinho.
Procurada, a Prefeitura de São João da Baliza prometeu instaurar sindicância para apurar a suposta irregularidade, bem como constatar se os produtos encontrados foram realmente fornecidos para a merenda escolar. A gestão disse, também, possuir em todas as unidades escolares pontos de coleta da Ouvidoria Municipal para reclamações e sugestões, e que, até a agora, nenhuma reclamação sobre o fato foi realizada. “A Secretaria Municipal de Educação já determinou o recolhimento dos produtos e inspeção no depósito para verificar se há produtos na mesma situação”, declarou, em nota.