A falta de combustível na Polícia Militar mais uma vez obrigou que as viaturas ficassem estacionadas nos pátios dos prédios da instituição. Conforme relato de policiais, cerca de 30 veículos do programa de segurança Ronda no Bairro estão parados. Outro fator que contribui para a reduzida quantidade de viaturas nas ruas seria o baixo efetivo que, conforme os policiais, já não supre a demanda há algum tempo.
Conforme um policial militar que preferiu não se identificar, há cerca de duas semanas, apenas 11 viaturas do Ronda no Bairro estão realizando o policiamento ostensivo da Capital. “Todos os veículos estavam funcionando normalmente, até que começou a faltar combustível. Aos poucos a quantidade foi reduzindo até chegar ao número atual”, explicou.
O PM relatou que a falta de combustível ocorre devido a atrasos no pagamento. Ele relatou que alguns dos postos credenciados não abastecem mais as viaturas. “Nós recebemos ordens para não abastecer mais em alguns postos. Sondei alguns locais e descobri que o problema é a falta de pagamento”, disse.
Outro problema apontado pelo PM foi a falta de efetivo. Conforme ele, a quantidade de profissionais disponíveis não é suficiente para o número de viaturas. “É necessária a contratação de mais policiais. O programa é eficiente, mas necessita de uma melhor gestão para que problemas como estes possam ser evitados”, comentou.
Conforme ele, o baixo efetivo é um problema que prejudica a instituição há um bom tempo. “Quando o programa foi criado, o que mais se comentava entre a categoria era: ‘Quem vai operar estes veículos?’. Já havia poucos policiais para poucas viaturas que tínhamos. Agora, com os veículos do Ronda no Bairro, esse número é mais reduzido ainda”, frisou.
PM – A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou, através de nota, que a denúncia não procederia. “Atualmente, 25 guarnições de patrulhamento do programa Ronda no Bairro estão em funcionamento em toda a cidade. Além dessas, estão em funcionamento as viaturas da CIPTUR, motocicletas do Giro, Força Tática e ainda as rondas dos oficiais de serviço”, diz a nota, que nega falta de combustível. (I.S)
Cotidiano
Viaturas param por falta de combustível
Além do problema de abastecimento, faltam policiais para conduzir as viaturas do programa Ronda no Bairro