Acompanhantes de pacientes internados no Hospital das Clínicas, situado no bairro Pintolândia, entraram em contato com a FolhaWeb, que a unidade não está mais contanto com serviços de limpeza.
As informações encaminhadas a reportagem dão conta de que as atividades de limpeza foram interrompidas em razão dos sete meses de atraso salarial dos terceirizados que atuam na unidade.
Em um dos vídeos é possível uma acompanhante limpando o corredor próximo ao leito onde o paciente está internado. “A situação do Hospital HC só lixo. Os pacientes com tudo quanto é sujeira. Não tem quem limpe, então tem que fazer”, narra a acompanhante.
Em outro material, um paciente com abscesso no braço varre a poeira para perto de lixeiras próximas do corredor. Há um grande acúmulo de marmitas, o que deixa a situação ainda mais desconfortável.
O OUTRO LADO – Sobre o problema, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que apesar da atual situação econômica em que o Estado se encontra, as empresas terceirizadas já receberam o pagamento referente ao mês de janeiro de 2019, e que os meses seguintes serão pagos normalmente, mês a mês.
A nota destaca ainda que após levantamento total das dívidas da secretaria que alcançam quase R$ 500 milhões, bem como constatar que os valores recebidos pela pasta eram insuficientes para custear suas despesas mensais, várias medidas foram tomadas para a redução de custos, de forma que alguns dos débitos com as terceirizadas começaram a ser pagos logo após a intervenção federal, ainda no mês de dezembro e continuarão a serem pagas conforme disponibilidade orçamentária da pasta.