As barreiras e postos policiais das fronteiras de Roraima com a Venezuela, em Pacaraima, e Guiana, em Bonfim, além das cidades de Caracaraí e Rorainópolis e no posto fiscal de Jundiá, também no Município de Rorainópolis, vão ganhar moderno sistema de vigilância através de videomonitoramento no combate à criminalidade. Segundo informou o secretário estadual de Segurança Pública, Paulo César Silva Costa, em todos os postos destas cidades estão sendo instaladas nove câmaras de monitoramento.
Pelo cronograma de atendimento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a primeira localidade a ser beneficiada é o posto do Bonfim, que será inaugurado na manhã de hoje, 2. O secretário explicou que o sistema de videomonitoramento é um convênio do Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e visa reprimir o contrabando, o descaminho, o tráfico de drogas, armamentos e pessoas e quaisquer outros ilícitos nas fronteiras, como furtos a motos e carros que acontecem em Boa Vista.
“Esse projeto, que faz parte do Programa de Estratégia Nacional de Fronteiras, visa destinar suporte tecnológico com câmeras e monitores para fiscalizar as fronteiras 24 horas por dia. No caso de Bonfim, com centrais instaladas e monitoradas no Pelotão da Polícia Militar”, disse. “Com isso teremos um monitoramento não só da fronteira, mas também das principais ruas e avenidas de Bonfim com câmeras de 360 graus de rotação e com zoom de 500 metros”, afirmou.
Depois de inaugurar o sistema no posto de Bonfim, a próxima localidade a receber as câmeras será o Município de Pacaraima. “As torres já estão sendo instaladas para receber os equipamentos e, em breve, estaremos anunciando a data de inauguração do videomonitoramento de Pacaraima”, frisou. “Depois disso vamos instalar os equipamentos em Caracaraí, Rorainópolis e no posto de fiscalização da vila de Jundiá, também no Município de Rorainópolis”, disse.
Em Jundiá, o secretário informou que está formalizando um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança do Amazonas com a finalidade de montar uma ação conjunta para o combate a crimes na divisa dos dois estados. “Será uma ação conjunta que vai contribuir para a diminuição de crimes em Roraima e no Amazonas. Falta ajustar agenda para que possamos conversar com o secretário do Amazonas e definirmos as estratégias que vamos estabelecer para fortalecer a segurança na divisa dos dois estados”, afirmou.
Quanto à fiscalização que está sendo feita atualmente no Jundiá, o secretário informou que depois do encerramento do convênio com a Polícia Federal para a realização da Operação Sentinela, a PM manteve o efetivo para a fiscalização.
A Operação Sentinela faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e era realizado por meio de convênio pela Polícia Federal dando suporte às atividades dos diversos órgãos de segurança pública estaduais na região de fronteira, reprimindo o contrabando, o descaminho, o tráfico de drogas, armamentos e pessoas. “Policiais militares continuam sendo escalados para fortalecer a fiscalização no Jundiá e estão atentos a passagem de foragidos procurados pela polícia”, disse.
PARCERIA – Aliado ao videomonitoramento lançado pelo Governo do Estado, o secretário estadual da Segurança Pública, Paulo Cesar Silva Costa, informou que já está sendo formalizada uma parceria com a Receita Federal em Roraima. “Na próxima semana, teremos uma reunião com o delegado da Receita Federal em Roraima para formalizar uma parceria com a instituição para que também combata os crimes fiscais e tributáveis”, disse. (R.R)