Cotidiano

Visão Para o Povo é retomado no interior

No próximo dia 20 haverá atendimentos oftalmológicos em Rorainópolis e Bonfim, e no dia 21 em Amajari

O projeto Visão Para o Povo, da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), retomou as atividades este ano com mais de 300 atendimentos em quatro municípios do interior do estado. Ainda neste mês, serão ofertadas 360 consultas em três municípios.

No próximo dia 20 haverá atendimentos oftalmológicos em Rorainópolis e Bonfim, e no dia 21 é a vez dos moradores de Amajari serem atendidos. Serão disponibilizadas 120 consultas em cada município.

O primeiro município do ano beneficiado com a ação foi Alto Alegre, com 62 atendimentos. Em seguida a ação seguiu para Rorainópolis, onde 88 pacientes foram atendidos. No último fim de semana, Mucajaí e Iracema tiveram 64 e 90 atendimentos, respectivamente.

Em Rorainópolis 11 pacientes foram submetidos a cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto. Com esta medida, as pessoas atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) deixaram de passar pelo transtorno de sair de seus municípios para buscarem atendimento em Boa Vista.

Realizado desde abril do ano passado, o projeto Visão Para o Povo não é uma ação isolada, mas sim, um novo modelo para garantir a oferta de consultas nesta especialidade à população que vive no interior.

Antes disso, a falta deste tipo de assistência nos municípios vinha gerando uma grande demanda reprimida para o HCM (Hospital Coronel Mota). A população de Boa Vista, por sua vez, ganhou mais disponibilidade de vagas para atendimentos na área oftalmológica.

Com informações do Governo do Estado.