Visitantes que acompanham pacientes no Hospital Geral de Roraima (HGR) estão tendo que conviver com fezes transbordando pelos ralos que ficam nos corredores do bloco B. A denúncia foi feita à Folha no sábado, 6, por uma pessoa que foi visitar um parente internado na unidade de saúde e por um servidor público.
Sem querer ter a identidade revelada, eles contaram que desde a semana passada têm observado essa situação.
“A primeira vez que vi, eu fui até a ouvidoria para reclamar, mas, devido ao horário, já passava das 18h, estava fechada. Não é possível que o pessoal da limpeza ou até mesmo os servidores do HGR não vejam isso”, ressaltou.
Já o servidor público comentou que as fezes no ralo são visíveis.
“A gente percebe que aparentemente limpam o local, mas as fezes são vistas nos ralos que nem tampas têm mais. Ou seja, as fossas devem estar cheias, só pode”, relatou.
ORIENTAÇÃO – Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que, até o momento, a equipe de manutenção que atua no plantão no HGR não recebeu nenhuma solicitação informando sobre problemas com a fossa da unidade.
Ressaltou que, por meio de uma parceria entre o HGR e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), quando há necessidade de esvaziamento da fossa, uma equipe da empresa é acionada para realizar o serviço.
Por fim, orienta a pacientes e familiares que, quando presenciarem qualquer problema nesse sentido, que informem à administração da unidade para que sejam tomadas as devidas providências. (E.R.)