Cotidiano

Visitantes deverão apresentar documento de identidade no HGR

Medida foi adotada para garantir a segurança na unidade hospitalar e auxiliar no registro de pessoas que passam pelo local diariamente

A partir do dia 14 de setembro será obrigatória a apresentação do documento de identidade para a entrada de visitante no Hospital Geral de Roraima (HGR). A mudança tem a finalidade de garantir maior segurança aos pacientes que estão internados e auxiliar no registro de pessoas que passam pela unidade diariamente. 

Conforme a administradora do HGR, Lívia Moura, a nova regra faz parte de um estudo feito na unidade. “O HGR é aberto para visita aos pacientes todos os dias da semana e percebemos que existe uma rotatividade muito grande no número de pessoas que passam pela unidade diariamente. Por isso, para garantir maior segurança aos pacientes que se encontram internados, decidimos pela obrigatoriedade da apresentação do documento no momento em que a pessoa for entrar no hospital. Já iniciamos a fase de orientação das pessoas, uma vez que será adotada a obrigatoriedade”, esclareceu.

Além disso a mudança vai auxiliar o processo de registro do número de pessoas que passam pela unidade. “Mais de 100 pessoas passam diariamente pelo HGR e é preciso contabilizar esses números, o que vai assegurar maior confiabilidade das informações. A proposta futuramente é manter um banco de dados e estas informações são importantes, por isso será obrigatório que o visitante apresente seu documento de identidade para registro na entrada do hospital. Outras unidades como a maternidade já adotam essa regra, por isso acreditamos que após a adaptação será tranquilo”, complementou.

VISITAS
Atualmente as visitas são diárias, respeitando horários para cada tipo de internação. Para os blocos “A” a “E”, as visitas vão de 15h30 as 17h30. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pode ser no período da manhã (11h às 11h15) e a tarde (16h30 às 17h). No Grande Trauma, na área vermelha não é permitido, já nas áreas Verde e Amarela a visitação pode ser entre 16h e 16h30. 

A troca de acompanhantes também tem horário pré-definidos: das 7h às 8h30, 13h às 14h30 ou das 17h30 às 20 horas. “É permitida apenas a entrada de dois visitantes por período aos pacientes internados na UTI e Pronto Socorro [Áreas Verde e Amarela]. Na Área Vermelha do Pronto Socorro a visita não é autorizada. Já os pacientes internados nos blocos A, B, C, D e E, poderão receber até quatro visitantes por período.

É importantíssimo que o visitante não esqueça de levar documento de identidade oficial com foto, pois não será autorizada a entrada que não apresentar esse documento, assim como o acompanhante também deverá apresentar documento de identidade para registro na entrada do hospital”, afirmou Lívia.