Órgãos de consumidores apontam que o cartão de crédito tem dado dor de cabeça às pessoas, principalmente pelos altos juros para quem atrasa ou paga apenas o valor mínimo. A situação acaba virando uma “bola de neve” e a pessoa se endividando ou perdendo o crédito ao ir parar na lista dos inadimplentes, como SCPC e Serasa. A Folha foi às ruas saber se as pessoas já tiveram problemas com cartão de crédito.
Leandro da Silva, 35 anos, montador (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Uso cartão de crédito e já tive problemas, fiquei endividado porque houve uma crise e algumas dívidas foram acumulando. Eu não comprei mais do que podia, mas trabalhava para uma empresa terceirizada e houve atrasos nos pagamentos e eu fiquei sem ter como pagar, então a dívida foi só aumentando. Fiz um acordo, consegui pagar e continuo usando, mas só de vez em quando”
Bruna Myllena, 21 anos, auxiliar de escritório (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Sim, eu tenho. Eu nunca cheguei a ficar endividada sem poder pagar, mas é porque eu sou uma pessoa controlada e por isso nunca tive grandes problemas. Eu até chego a abrir mão do cartão em alguns casos quando preciso economizar, já que às vezes usamos cartão só por usar, sem ter necessidade. Eu penso antes de usar”
Janete Fonseca, 37 anos, agente de saúde (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Infelizmente eu uso sim. É uma bomba na vida da gente. Eu mesma já me endividei usando cartão de crédito, para pagar foi uma luta. Eu fiz contas e não paguei porque havia outras contas que precisam de prioridade e optei pelo que era mais importante. Para resolver a situação, precisei parcelar e consegui pagar”
Kátia Pereira, 38 anos, dona de casa (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Eu não possuo cartão de crédito e por isso nunca me endividei. Nunca tive interesse em possuir nenhum tipo de cartão e também não faria uso se tivesse a oportunidade porque já quero me livrar destas coisas, não quero mais contas e um cartão de crédito seria só mais contas”
José Roberto, 48 anos, motorista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Já tive várias dívidas com cartão de crédito. Tive que começar a procurar a empresa para negociar, liguei várias vezes e só depois que desisti de procurar foi que começaram a me perturbar o tempo inteiro. Depois disso parei de usar o cartão de crédito, já faz mais ou menos dois anos”
Ademir Silva, 58 anos, aposentado (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“O pobre vê cartão de crédito e pensa que é rico e quer gastar o que não tem e quando chega no dia do pagamento falta o necessário, o dinheiro. Eu já me endividei, fui no buraco e quebrei todos os cartões há uns três anos, tive a chance de possuir dez cartões de crédito e pensei que fosse rico. Na hora de sair do buraco, o cartão não te ajuda, ele só te atola. É pior coisa para o pobre e o pobre que eu digo somos nós que ganhamos um salário mínimo”