O ministro da Economia, Paulo Guedes, já defendia cortes no Sistema S antes mesmo de Jair Bolsonaro (PSL) vencer as eleições. Ele engloba organizações do sistema produtivo, como Sesi, Senai e Sesc, entre outros. A Folha questionou as pessoas sobre o que achavam desta possibilidade de cortes e se já haviam precisado de alguma das instituições deste sistema.
Brenno William Antunes, 20 anos, desempregado (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“É um benefício social para as pessoas que não têm renda, como no caso de pagar um curso, e, para mim, os cursos gratuitos são uma oportunidade de se qualificar no mercado de trabalho que está tão concorrido. Até para mim é uma oportunidade, já que eu busco qualificação, mas nem sempre tenho como conseguir. No mais, sobre este corte de gastos, é uma coisa triste”.
Pedro Ramon, 27 anos, desempregado (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“Eu acho que esses cortes serão prejudiciais para a população. Eu já até fiz um curso no Senac e consegui um emprego através da indicação dele. Acho os cursos abertos muito bons para a população e não deveria haver estes cortes. Eu e minha esposa sempre que podemos estamos fazendo cursos oferecidos pelo Senac”.
Juliana Aparecida, 16 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“É meio complicado porque esse sistema ajuda muito a população e, querendo ou não, esses cursos gratuitos ajudam a preencher os nossos currículos. Muita gente consegue o emprego por causa disso. Se não tiver mais isso, muitas pessoas vão ficar muito desamparadas, inclusive muitos jovens que não têm boas condições financeiras”.
Samira Camile, 16 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“Tem um pensador que diz que uma cidade é feita com homens e livros, mas acho que a questão dos livros é o conhecimento, acho que a oportunidade, como desses cursos gratuitos, traz mais conhecimento para a população e até mesmo as oportunidades de emprego. Se houver os cortes, as oportunidades podem diminuir”.
Bruno Gondim, 20 anos, estudante de educação física (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“Acho que esses cortes podem prejudicar muito a população. Os cursos gratuitos do Senac, por exemplo, ajudam muito. Eu comecei a fazer estes cursos desde o ano passado e me ajudaram tanto no pessoal, quanto no profissional. Estes cortes podem afetar outras pessoas que precisam deles porque não terão qualificação”.
Ana Carolina Pena, 19 anos, desempregada (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)
“Eu acho que esses cortes não devem acontecer até porque ajuda bastante as pessoas que não têm uma renda boa e um curso gratuito ajuda as pessoas que têm renda baixa. Então, acho que não é algo que deveria acontecer. Estou tentando um curso e acredito que vai me ajudar a conseguir um emprego”.