Cotidiano

Você na Folha debate Mudança na CLT

Folha foi às ruas saber se as pessoas concordam com alteração na CLT que permite que trabalhadores se ausentem por até três dias para realizar exames de prevenção de câncer

Entrou em vigor na semana passada uma alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que permite que trabalhadores com carteira assinada se ausentem por até três dias, a cada doze meses, para realizar exames de prevenção de câncer, sem desconto no salário. A nova lei diz que para o trabalhador poder faltar sem desconto no pagamento é preciso comprovar a finalidade dos exames. A Folha foi às ruas saber se as pessoas concordam com essa mudança.

Maria Rabelo, 55 anos, professora e intérprete de Libras (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho que sim. Se eu tenho essa desconfiança, devo ter todo o direito. Sou a favor sim, principalmente para mulheres porque tem casos de uma amiga minha que esteve a vida toda trabalhando, não tinha folga e quando foi pensar em ter filhos, estava com câncer e precisou tirar o útero. Então eu concordo sim, com certeza”

Vitória Montes Silva, 33 anos, missionária (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Sim, eu concordo com esta mudança porque é um caso para cuidar da saúde. É uma necessidade e cuidar da saúde é sempre importante. Quando não descontado do salário é muito mais fácil de as pessoas darem atenção e optarem por ir ao médico e é muito importante que possam cuidar da saúde”

Erinaldo Júnior, 27 anos, vendedor (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Concordo com certeza. É para cuidados com a saúde. É uma mudança muito positiva porque as pessoas precisam se cuidar porque a saúde da pessoa precisa estar sempre em primeiro lugar. A rotina do trabalho às vezes impede e, quando as pessoas descobrem, a doença já está em estágio avançado. Um conhecido meu sentia muita dor de cabeça, mas pelo trabalho não tinha tempo e há poucos meses descobriu um câncer bem avançado”

Daiane Sampaio, 32 anos, professora (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu concordo sim. Acho que todo trabalhador tem direito a cuidar da saúde. Os exames precisam ser feitos e o desconto é muito grande quando faltamos e todo dinheiro ajuda, então não dá para perder jamais. Esta mudança é, com certeza, muito importante porque todo cidadão precisa cuidar da saúde. Então cuida da saúde e não perde o dinheirinho”

Igor Aquino, 18 anos, vendedor (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acho que a mudança é correta porque assim nos cuidamos e preservamos nossa saúde, é muito correta. [O período de] três dias é suficiente, até porque é sempre bom irmos ao médico. Para quem, assim como eu, trabalha por comissão pode atrapalhar, mas, pelo menos, do nosso salário não é descontado”

Júlio Cesar, 23 anos, servidor municipal (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho uma mudança muito positiva e maravilhosa para nós que somos trabalhadores porque quase não temos tempo para nada e como é que vamos nos cuidar se não liberam tempo para gente? Eu acho até que se tivesse mais de três dias seria melhor ainda porque poderíamos cuidar de outras doenças, fazer exame de rotina, um check-up”