Cotidiano

Você na Folha debate sobre as opiniões políticas nas redes sociais

O que dizem os jovens sobre essa questão?

As opiniões políticas nas redes sociais, especialmente a respeito das eleições, têm causado discussões entre pessoas no mundo virtual. A equipe da Folha foi às ruas para saber a opinião da população com relação a esses desentendimentos. Você costuma discutir política nas redes sociais? Por quê?

Pedro Henrique, 16 anos, estudante

“Eu acho que todas as pessoas pensam de uma forma diferente. Independente do candidato da pessoa, deve haver um respeito. As confusões são geradas a partir do momento que grupos diferentes possuem visões diferentes. Na minha opinião, política é algo que não se discute, mas o que a gente mais vê é a falta de respeito um com o outro. Eu particularmente não me envolvo nesse tipo de discussão”

Renata Moura, 32 anos, empresária

“A minha opinião é que alguns temas não devem ser discutidos. É o caso da política, assim como a religião ou o futebol também, porque cada pessoa tem uma opinião diferente. Eu prefiro não me envolver no debate, acho que as pessoas devem respeitar uma as outras. Geralmente eu dou uma olhada e penso que as pessoas que discutem podem não ter nada a fazer, para ter tempo para isso. Particularmente sou muito cuidadosa com redes sociais”

Edson Marques, 31 anos, promotor de eventos

“Eu acredito que tem que respeitar a opinião de cada um. Cada pessoa tem um ponto de vista diferente. Nem todos os candidatos agradarão todo mundo. Em cima disso surgem as discussões, o que na minha opinião é totalmente desnecessário. Eu não costumo discutir de forma alguma, não entro nesse meio. No dia da votação vou lá e faço meu papel de cidadão comum”

Michele Duarte, 21 anos, vendedora

“Eu acho isso desnecessário, pois cada um tem sua opção de voto, discutir não vai fazer ninguém mudar de opinião. Acredito que tem que ter o respeito, por exemplo, numa família de quatro integrantes, nem todos vão votar numa mesma pessoa. Cada um tem um candidato diferente, e a família não tem que brigar por causa disso. Na minha opinião, não tem como se discutir política e religião”

Letícia Mickely, 19 anos, vendedora

“Para ser sincera, eu não me importo com isso, até porque meu voto é nulo. No entanto, acho desnecessário porque discutir não vai solucionar problema nenhum. E, na minha opinião, independente do político, não tem nenhum que mereça ser defendido em redes sociais. Quando vejo, acho uma bobagem e prefiro não me envolver. Uma coisa que eu aprendi é que política e religião a gente não discute”

Mateus Garcia, 16 anos, estudante

“Eu não gosto muito de política, por isso não busco falar sobre isso com outras pessoas. Com relação a essas discussões, acredito que cada um tem sua opinião e as pessoas devem respeitar, independentemente de qual seja seu candidato. Acredito que devido a corrupção tem sido difícil convencer a população de uma política verdadeira, talvez por isso há tantas discussões, pois as pessoas querem implantar na mente das outras algo que talvez não exista”.