É comum usuários de táxis-lotação reclamarem do atendimento dos motoristas. A Folha foi às ruas saber dos usuários o que acham do atendimento oferecido. O que falta para haver um melhor atendimento por parte dos condutores?
Lieby Albuquerque, 33 anos, dona de casa (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Em minha opinião, o atendimento é de péssima qualidade. Os motoristas se acham donos da rua, andam na velocidade que querem sem se importar com os clientes que estão pagando pelo transporte. As pessoas geralmente não podem reclamar de nada, até parece que estão fazendo um favor. Acredito que o que está faltando mesmo é uma empresa concorrente, a partir do momento que aparecer um concorrente o atendimento pode melhorar. Creio que deveria haver um órgão de apoio para os usuários, onde pudéssemos fazer nossas reclamações e denúncias”
Salomão Pereira, 60 anos, autônomo (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Acredito que nada na vida pode ser generalizado. Alguns motoristas realmente são um tanto quanto estressados e acabam respondendo mal às pessoas. Em minha opinião, esses que agem dessa forma estão errados, pois os passageiros estão pagando por um serviço privado”
Juberli Barreto, 47 anos, motorista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Em toda classe que envolve uma quantidade de pessoas, existem alguns bons e outros melhores ainda. Não podemos generalizar, mas existem alguns motoristas que realmente se estressam e acabam descontando nos clientes. Isso acontece em todos os lugares. Até mesmo em empresas privadas, somos capazes de notar os funcionários que são ruins e os mais profissionais”
Karine Souza, 29 anos, manicure (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Não estou muito contente com a forma que os motoristas tratam os clientes. Geralmente eles vão para os bairros que eles querem, apesar de cada um possuir uma rota, devido a isso as pessoas que estão apressadas acabam se atrasando para seus compromissos. Algumas outras vezes temos que esperar um último passageiro para completar as vagas do lotação, pois os motoristas só saem com o carro cheio, o que é ruim também, pois quem depende de horário acaba sendo prejudicado”
Tonisbran Pereira, 22 anos, atendente (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Acredito que o maior problema é o estresse dos motoristas, muita das vezes eles saem de uma vez, antes mesmo do usuário fechar a porta e entrar no carro, o que em minha opinião é algo perigoso. Todas as pessoas têm problemas, mas não podem descontar uma nas outras. Não são todos, mas a maior parte dos motoristas age dessa forma. Acredito que o atendimento poderia ser melhor, pois estamos pagando por isso”
Suzane dos Santos, 21 anos, professora (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
“Geralmente o problema maior que vejo é a falta de educação dos motoristas, com relação a cumprimentos de ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’, às vezes percebemos que alguns estão estressados. Acredito que não podemos generalizar, meu pai trabalha como lotação e faz um excelente trabalho”