O WhatsApp baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros de outubro de 2018, antes do segundo turno das eleições presidenciais, até o fim de setembro deste ano. A informação foi revelada pelo portal de notícias UOL. O motivo dos banimentos foram uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio.
O número foi obtido a partir de comunicados da empresa e confirmado por especialistas em tecnologia da informação que acompanham o trabalho da empresa para combater fake news, segundo a reportagem.
Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.
O aplicativo possui mecanismos de detecção de atividade anormal e afirma que investe em “machine learning” (aprendizado de máquinas, na tradução livre do inglês), que é o uso de robôs inteligentes que monitoram a rede e aprendem cada vez mais a identificar anomalias a partir da análise do comportamento dos usuários.
Com informações: IstoÉ