Identidade cultural, boas ideias, força de vontade e empoderamento são os principais quesitos para que as roraimenses possam participar do primeiro Curso de Capacitação ‘Ela Pode’, que objetiva encorajar o empreendedorismo de mulheres que buscam além da autonomia financeira espaço para se reafirmarem na luta por igualdade de direitos sociais.
O curso irá ocorrer nos dias 1 e 2 de junho no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, localizado na Universidade Federal de Roraima.
Célia Senna, coordenadora do curso, explica que a idealização do evento é do Instituto Rede Mulher Empreendedora com sede em São Paulo, uma iniciativa que busca levar capacitação às mulheres para que tenham poder de decisão sobre seus negócios. O curso é aberto para todas as roraimenses, mas um dos objetivos é alcançar principalmente o público de indígenas que já trabalham com artesanato, fabricação de pimenta e outros utensílios.
“As capacitações possuem foco naquelas mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região Norte, como por exemplo, as indígenas que demonstraram interesse em ter mais informações de como funciona o mundo empreendedor. Nós queremos empoderar as roraimenses para que saibam que elas podem ser independentes principalmente nos quesitos financeiros” explicou
Conforme informações de Célia Senna, a capacitação abordará temas importantes como desafios na área do empreendedorismo, empregabilidade, formas de comunicação, postura de liderança, finanças e ferramentas digitais.
“É importante ensinar ferramentas de como vender os produtos, além do relacionamento com o dinheiro, pois é primordial ter organização financeira. Também estamos na era digital, essas mulheres devem compreender como funciona esse novo mundo e se quiserem ser inseridas em aplicativos, redes sociais e outras formas de comunicação online, vamos incentivar passo a passo” ressaltou
A estimativa é atender no primeiro dia de palestras, aproximadamente 50 mulheres. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Instituto Insikiran, basta ter em mãos os números dos documentos pessoais ou acessar por meio do endereço eletrônico sympla.com.br/ela-pode-boa-vista-rr__544267, preencher os dados solicitados e aguardar a confirmação.
Mulheres Indígenas buscam por espaço no mercado empreendedor
Rosimeri Barbosa coordenadora da OMIRR, explicou a importância de eventos de capacitação alcançarem mulheres indígenas (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Rosimeri Barbosa coordenadora da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIRR), enxerga o Curso de Capacitação ‘Ela Pode’, como uma oportunidade de ensinar as mulheres indígenas sobre empoderamento no mercado empreendedor. De acordo com ela, a OMIRR luta há 3 anos para formalizar a venda de toda a produção indígena.
“Atuamos em 11 municípios e temos 30 mil indígenas associadas. Nossa luta é fazer com que essas mulheres sejam reconhecidas pelo trabalho. Produzimos desde artesanato, tijolos à pimenta e já chegamos a exportá-las para os Estados Unidos por meio de parcerias porque não temos os selos de licença para tratar diretamente com os interessados em adquirir nossos produtos”.
Ainda de acordo com Rosimeri Barbosa, as palestras podem despertar nas mulheres indígenas o interesse em abrir o próprio negócio sem depender de órgãos. “Essas mulheres têm experiências, mas falta instrução para saber como agir em determinadas situações. O conhecimento é importante e somado à identidade cultural traz mais representação às comunidades envolvidas e reafirma o valor de cada uma como mulher já que o machismo também impera no meio indígena” concluiu.