Cotidiano

Workshop vai abordar o ensino da língua portuguesa

Capacitação para professores vai abordar o ensino da língua portuguesa no processo de acolhimento dos imigrantes

O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai sediar o workshop “Formação em serviço de professores de português como língua de acolhimento”, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório da instituição. O curso tem como público-alvo professores de língua portuguesa do ensino médio, que tenham alunos imigrantes venezuelanos em suas salas de aula.

Para garantir uma vaga, é necessário fazer a inscrição pela internet, no link. A capacitação é gratuita e os participantes serão certificados pela Universidade de Aveiro, de Portugal, onde o professor que vai ministrar o workshop, Agenor de Carvalho, é pesquisador.

Durante os dois dias, primeiramente o professor vai abordar temas teóricos como a formação de professores de português como língua de acolhimento, bem como a importância da língua portuguesa, as bases legais no Brasil e na União Europeia, e, por fim, os fluxos migratórios no mundo, no Brasil e o caso específico da Venezuela. Após esse momento, haverá uma troca com os participantes que vão dialogar sobre todos esses assuntos.

“O tema é de suma importância porque temos hoje a previsão das Nações Unidas de que o caso dos venezuelanos ultrapasse o caso dos sírios, um dos piores fluxos migratórios da contemporaneidade. Os professores ressentem de formação para lidar com estudantes estrangeiros”, observa Carvalho.

Para ele, a capacitação dos professores busca alcançar melhorias no processo de acolhimento dos estudantes numa nova cultura. “Além disso, oportunizará aos estudantes brasileiros o contato intercultural; vai oferecer projetos interdisciplinares de acolhimento; torná-los sujeitos e não apenas objeto dos direitos e deveres de qualquer cidadão sob o território brasileiro e sob o manto de proteção do Estado”, ressalta.

O PALESTRANTE

Além de professor investigador da Universidade de Aveiro, Agenor de Carvalho é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É pedagogo, bacharel e licenciado em Letras. A pesquisa que desenvolve atualmente trata-se de uma investigação sobre a formação em serviços de professores de português como língua de acolhimento de estudantes imigrantes refugiados venezuelanos, no contexto da fronteira norte do Brasil, em Roraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.