Cotidiano

Zélio Mota é empossado vereador de Boa Vista

Segundo suplente do MDB, ele volta a assumir uma cadeira na Casa após Regiane Matos, do mesmo partido, ser nomeada secretária municipal de Saúde

O advogado Zélio Mota, de 43 anos, tomou posse como vereador na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Boa Vista. Segundo suplente do MDB ao receber 1.060 votos nas eleições de 2020, ele volta a assumir uma cadeira na Casa após Regiane Matos, do mesmo partido, ser nomeada secretária municipal de Saúde.

A sessão contou com a presença de familiares e convidados do parlamentar. Mota fez o juramento de cumprir as constituições federal e estadual, e a Lei Orgânica municipal.

Em entrevista à Folha, Zélio Mota disse que seu mandato será focado no bem-estar da população, sobretudo, as pessoas que mais precisam de políticas públicas para Saúde, Educação e Agricultura.

“É um desafio”, disse. “Eu acredito que essa oportunidade que Deus está me dando, com o convite do prefeito Arthur Henrique [MDB] para assumir essa cadeira aqui na Câmara Municipal, eu poderei colaborar diuturnamente com essas políticas na ação social, Saúde e Educação, fortalecendo essas ações do Município. Cabe ao vereador agir da melhor maneira possível pra população receber o que tem de melhor”, declarou.

Devido à experiência de liderança no Legislativo durante o último mandato de Teresa Surita (2017-2020) na Prefeitura e afinidade com os pares de bancada, Mota assume a liderança do Poder Executivo na Casa, no lugar do vereador Júlio Medeiros (PV), que passa a ser vice-líder, enquanto Thiago Fogaça (Solidariedade) se torna o terceiro líder.


Zélio Mota e Regiane Matos na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em seu discurso na tribuna, Regiane Matos agradeceu o apoio recebido no mandato e prometeu trabalhar em prol da melhoria da Saúde da capital, principalmente no Hospital da Criança. Ela garantiu que fará uma gestão participativa e compartilhada à frente da SMSA.

“Sabendo que o Zélio Mota, como vereador, também vai fazer papel, com muito zelo responsabilidade e compromisso”, declarou.

O presidente da Casa, vereador Genilson Costa (Solidariedade), ainda não definiu como vai ficar a vice-presidência deixada por Regiane Matos nas duas comissões em que trabalhava: a de Agricultura e a de Políticas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Idosos e Pessoa com Deficiência.

O novo vereador

Zélio Mota nasceu em 3 de março de 1979, em Boa Vista. O parlamentar é casado e pai de dois filhos. Antes de assumir a cadeira na Câmara, ele era assessor especial do prefeito Arthur Henrique (MDB).

Mota é advogado com experiência em Processo Legislativo e Direito Constitucional. É formado em Direito pela Faculdade Cathedral, possui extensão universitária em Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade Harvard (EUA) e MBA em Gestão Pública pela Unopar (Universidade Norte do Paraná). O parlamentar também é técnico industrial da Construção Civil (área de Edificações), formado pela antiga Escola Técnica Federal de Roraima (atual IFRR).

Na vida pública, Zélio Mota foi secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Uiramutã, e superintendente de Assuntos Indígenas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas de Boa Vista.

Mota concorreu cinco vezes a cargos eletivos – em nenhuma declarou bens à Justiça Eleitoral, segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 2016, foi eleito vereador de Boa Vista pelo PSD, com 1.415 votos. Em seu primeiro mandato, foi o líder da então prefeita Teresa Surita (MDB) na Câmara e representou a Casa nos conselhos da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e no Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista (Comcid/BV).

Nas eleições de 2020, Zélio Mota recebeu 1.060 votos e terminou como segundo suplente do MDB. Mota é ainda o sexto suplente do partido para o cargo de deputado estadual, após receber 991 votos no pleito de 2022.

O parlamentar também é procurador jurídico da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer), e conselheiro titular da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil) e presidente da Comissão Especial de Energia da mesma instituição.