Em um ato criminoso, vândalos têm destruído as sinalizações verticais da cidade. Somente na semana passada, mais de 115 placas danificadas foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Smtran), o que corresponde a 60% da sinalização dos bairros da Zona Oeste, onde os atos de vandalismo têm ocorrido com maior frequência.
Conforme explicou o responsável pela produção e implantação da sinalização vertical de Boa Vista, sargento Wagner Leal Costa, o processo de reposição da sinalização destruída tem custado caro aos cofres municipais, além de desestruturar a ordem do trânsito da cidade. “Toda vez que uma placa é destruída ou danificada, ela precisa ser retirada e nós precisamos fabricar outra para substituí-la. Isso demanda tempo, dinheiro público gasto novamente e impede que possamos nos dedicar a sinalizar outras regiões da cidade”, frisou o coronel.
Vagner Costa ressaltou que o problema também tem ocorrido em alguns bairros centrais e na região do Parque Anauá. “Nessas regiões, não têm sido tão frequentes, mas já foram registradas algumas ações de vândalos que estão depredando o patrimônio público”, disse ao acrescentar que as equipes do SMTRAN estão mobilizadas para conscientizar a população dos danos que a ação negativa vem causando. “Estamos com uma equipe da engenharia fazendo conscientização direito com os moradores dos bairros no sentido de fiscalizar e denunciar os vândalos”.
Aqueles que presenciarem o ato ou que tiverem alguma informação que possa levar aos responsáveis pela destruição da sinalização vertical da cidade, podem ligar para 190 ou 156 para realizar a denúncia, que pode ser anônima. “De imediato, a Guarda Civil Municipal será acionada”, destacou.
O vândalo que for autuado pelo crime pode ser punido com até um ano e cinco meses de prisão ou pagamento de multa de até cinco salários mínimos, previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro. “É lamentável o que está sendo feito. São pessoas sem educação e sem preocupação com os bens da sociedade. A sinalização vertical não só orienta os condutores e pedestres, como também pode evitar muitos acidentes, um dos maiores responsáveis pelas mortes dos roraimenses atualmente”, reforçou (veja matérias sobre mortes no trânsito nas páginas 6A e 7A). (JL)