ESSEQUIBO

Blindados do Exército reforçam fronteira do Brasil com Venezuela e Guiana

Desde 2023, Países vizinhos estão sob tensão devido à investida de Nicolás Maduro em reivindicar o rico em petróleo território de Essequibo

Viaturas blindadas Guaicurus foram enviadas para Pacaraima (Foto: CMA)
Viaturas blindadas Guaicurus foram enviadas para Pacaraima (Foto: CMA)

O 1º Batalhão Logístico de Selva, em Roraima, enviou viaturas blindadas do Exército Brasileiro para Pacaraima, cidade da fronteira do Brasil com a Venezuela. Desde o ano passado, o País vizinho e a Guiana estão sob tensão devido à investida do ditador venezuelano Nicolás Maduro em reivindicar o rico em petróleo território de Essequibo, sob domínio guianense.

O Exército Brasileiro não detalhou o total enviado de viaturas multitarefa leve sobre rodas 4×4 Guaicurus, mas uma foto divulgada mostra dois veículos sendo transportados em um caminhão guincho, com direção ao município fronteiriço. O movimento ocorre no âmbito da Operação Roraima, que reforça a presença militar no Norte brasileiro.

A ação ocorre em apoio ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Boa Vista como estratégia para fortalecer a manutenção da soberania brasileira, em meio à tensão na fronteira. A região já recebeu ao menos 36 novos blindados e uma dezena de mísseis, de tecnologia totalmente nacional, além de centenas de militares.

A ideia é que, até 2025, o regimento local passe a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 integrantes, o triplo do contingente original.