TENSÃO NA FRONTEIRA

Maduro e Ali concordam sobre manutenção da paz entre Venezuela e Guiana

Ditador venezuelano e presidente guianense se cumprimentaram após a reunião em país caribenho da América Central

Presidente guianense Irfaan Ali e ditador venezuelano Nicolás Maduro (Foto: Instagram Irfaan Ali)
Presidente guianense Irfaan Ali e ditador venezuelano Nicolás Maduro (Foto: Instagram Irfaan Ali)

Após se reunir com o ditador venezuelano Nicolás Maduro, o presidente guianense Irfaan Ali declarou nesta quinta-feira (14) que os líderes concordaram que a região deve permanecer em uma zona de paz. Vídeos e fotos mostram que Maduro e Ali apertaram as mãos após o encontro.

O resultado da reunião representa uma vitória para a Guiana, que resiste perder 74% de seu território para o vizinho, e para o Brasil, mediador que defendia uma solução pacífica para a tensão. A área contém ricas reservas de petróleo e é cobiçada pelo regime de Maduro.

Um interlocutor de Ali havia confidenciado à Folha que o presidente guianense defenderia, no encontro: a segurança e estabilidade regional; que Guiana e Venezuela são vizinhos e precisam trabalhar pela paz; que Maduro precisa respeitar a Corte Internacional de Justiça (CIJ), onde o litígio é tratado; e que a “Guiana não desistirá de nenhuma polegada de terra”.

O governo da Venezuela havia declarado que o encontro seria “para preservar a nossa aspiração de manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz”.

Reunião em São Vicente e Granadinas (Foto: Instagram Irfaan Ali

Os países ainda não divulgaram informações detalhadas sobre a reunião entre os dois líderes nacionais na ilha caribenha São Vicente e Granadinas, na América Central. Maduro e Ali ainda participaram de um encontro de líderes da Comunidade do Caribe (Caricom).

Irfaan Ali cumprimenta Celso Amorim, assessor de Lula (Foto: Instagram Irfaan Ali

O Brasil foi representado no encontro pelo assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.