Em um cenário de crescimento para os Pequenos Negócios no Brasil, o estado de Roraima se destaca com a abertura de mais de 7,8 mil empresas ao longo do ano de 2023. De acordo com a Receita Federal, 7,8 mil empresas foram abertos ao longo de 2023. Os dados, analisados pelo Sebrae Roraima, revelam um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 7,6 mil novas iniciativas, representando um crescimento de 2,3%.
Os setores de vestuário e beleza lideraram o movimento empreendedor, com o ramo de comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios encabeçando a lista, totalizando 629 novas empresas. Promoção de vendas, cabelereiros, manicure e pedicure, restaurantes e similares, e lanchonetes também se destacaram, ocupando posições de destaque no ranking dos empreendimentos mais abertos no estado.
Confira o top dez dos empreendimentos em Roraima:
- Comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios – 629
- Promoção de vendas – 368
- Cabelereiros, manicure e pedicure – 285
- Restaurantes e similares – 244
- Lanchonetes, casa de chá, de sucos e similares – 225
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza – 175
- Comércio varejista em geral, com predominância em produtos de mercearias – 169
- Comércio varejista de bebidas – 157
- Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente – 148
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo – 130
Eckner Oliveira, Coordenador de Inteligência de Dados do Sebrae Roraima, destaca que o crescimento observado em 2023 é resultado do ambiente empreendedor favorável no estado. Ele ressalta a importância das instituições de fomento, como o Sebrae, que desempenham um papel crucial ao proporcionar conhecimento e informações sobre a formalização dos negócios.
“Observamos o crescimento do número de aberturas de empresas em 2023 e isso é, em parte, o ambiente empreendedor que a gente tem, a segurança em formalizar o seu negócio, as instituições de fomento têm um papel importante, como o Sebrae, em proporcionar conhecimento e informação acerca da formalização.”
Segundo Oliveira, esse movimento foi impulsionado, em grande parte, pela pandemia, que levou muitas pessoas a deixarem o emprego formal para empreender. Ele destaca a vantagem da formalização para assegurar direitos e contribuir para o crescimento econômico do estado.
“A formalização da empresa ela tem uma vantagem de se assegurar dos seus direitos como cidadão, essas questões contribuem para o aumento de empresas em Roraima, temos cerca de 94% das empresas que são MPEs com papel importante, as maiores empregadoras e grande contribuição para economia do Estado.”