Um acordo entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Polícia Federal (PF), assinado nessa sexta-feira (24), deve dar novo impulso ao combate às fraudes em transações bancárias eletrônicas. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi intitulado de Plataforma Tentáculos.
O principal destaque do ACT é o apoio dos bancos no aprimoramento da Plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura de tecnologia da PF. De acordo com a Febraban, a plataforma permitirá a troca de informações com as polícias civis dos Estados para que possam conduzir investigações específicas, além de criar uma rede nacional de investigação e combate a fraudes.
“Hoje em dia, cerca de oito em cada 10 transações bancárias são feitas pelos meios digitais. Além de investir em tecnologia e cibersegurança, os bancos brasileiros atuam em estreita parceria com governos e polícias, visando prevenir e esclarecer crimes, trocando informações e propondo novos padrões de proteção”, informou o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Atualmente, 25 bancos participam do Projeto Tentáculos. No período de 2018 a 2023, foram realizadas aproximadamente 200 operações, cumpridos 445 mandados de busca e apreensão, resultando em 81 prisões.
Projeto Tentáculos
Iniciado em 2007, o Projeto Tentáculos é como um repositório único de dados para notícias-crime de fraudes. Desde então, conforme a Febraban, a parceria entre a PF e a Federação tem sido referência na cooperação público/privada contra fraudes bancárias eletrônicas.
Com o novo acordo, o projeto ganha escala nacional, com ações de capacitação, treinamentos e integração de dados, promovendo eficiência no combate aos crimes.
*Com informações da Febraban