Cerca de R$420 milhões deve ser investido este ano em linhas de crédito oferecidas pelo Banco da Amazônia S.A em Roraima. A informação foi repassada pelo superintendente do BASA em Roraima e Amazonas, Esmar Prado, em entrevista exclusiva à FolhaBV.
De acordo com Esmar, essa é uma previsão anual, porém a expectativa é de aplicar até R$ 600 milhões em Roraima.
“Atualmente, em Roraima, 64% do crédito de fomento é financiado pelo Banco da Amazônia e os 36% restantes é divido entre outras 10 instituições financeiras. O agronegócio está expandindo no estado e com isso novos investidores tem buscado aplicar ainda mais recursos, por isso o papel do Banco é tão importante”, explicou.
Durante a visita a Roraima, Esmar Prado irá encontra-se com empresários, e políticos. Além de visitar empreendimentos no estado.
Investimentos na pandemia
O superintendente afirmou que, apesar da situação pandêmica vivida pela população em 2020, o banco registrou a maior aplicação global nos segmentos na área de comércio, serviços, infraestrutura e turismo.
“O Banco da Amazônia registrou a maior aplicação em Roraima e o nosso planejamento é aumentar cada vez mais com o decorrer dos anos”, enfatizou.
Financiamento de Projetos Estruturantes
Ainda de acordo com o superintendente uma das preocupações do banco é com a mudança da matriz energética atual para uma mais limpa. “Atualmente o Basa é um dos principais investidores dos projetos de implantação de produção de energia com o financiamento da Empresa Enerva. Estamos com avançada etapa de análise de outras 06 UTE’s que beneficiaram 100% da capacidade consumidora do Estado de Roraima”, contou.
Pronaf Digital
Prado disse que a implantação do Pronaf Digital permitiu o acesso ao crédito rural de agricultores familiares de maneira eficaz.
“Com a simplificação do processo, hoje é possível realizar a finalização de uma proposta em tempo real, oportunizando que o pequeno produtor garanta acesso aos recursos subsidiados sem burocracia”, explicou.
Ainda neste semestre, o Banco está implantando uma segunda etapa do processo, permitindo a ampliação das destinações de financiamento e a elevação dos valores.