Acontece, na próxima sexta-feira (27), a Black Friday, maior campanha de vendas do mundo. A data atrai consumidores e aquece o comércio com ofertas e descontos que podem chegar a mais de 50%.
Apesar das vantagens, os consumidores precisam ter cautela para não caírem em golpes e armadilhas. Pensando nisso, o Procon Boa Vista preparou algumas dicas para evitar as famosas “Black Fraudes”.
Segundo a secretária executiva de defesa do consumidor, Sabrina Tricot, a intenção é fazer com que os consumidores aproveitem as promoções, sem prejuízos financeiros ou aborrecimentos.
“A publicidade pode criar um falso desejo e levar o consumidor a comprar um produto que não necessita por um preço nada vantajoso. Antes de iniciar as compras, é imprescindível fazer uma lista dos produtos desejados e pesquisar os preços previamente”, recomendou.
Além disso, Sabrina ressalta que o planejamento ajuda os consumidores a não gastarem mais do que o necessário. Outra dica importante é ter informações sobre os prazos de entrega e formas de pagamentos nas compras realizadas pela internet.
Segundo a secretária, é preciso ter cuidado com links enviados por aplicativos e por e-mails. “Podem ser armadilhas criadas por hackers para coletar informações e senhas pessoais. Orientamos os consumidores a acessarem somente sites confiáveis, oficiais”.
É importante verificar a reputação da empresa e as qualidades e especificações do produto que se deseja adquirir, antes de fechar a compra. “Há sites que se aproveitam da data para aplicar golpes”, alertou.
O consumidor também deve observar se o preço na oferta do produto é o mesmo na hora de efetuar o pagamento, seja em loja física ou pelos sites, considerando que o valor de frete pode tornar a compra inviável.
Ao adquirir os produtos via on-line ou de forma presencial, os consumidores devem exigir a nota fiscal e verificar as condições de uso do produto e os prazos de validade. O documento é importante para eventual abertura de reclamação nos órgãos de defesa dos consumidores.
Sabrina esclarece que o consumidor tem direito ao arrependimento nas compras realizadas pela internet. O Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor estipula o prazo de sete dias, a partir do recebimento do produto, para a devolução do mesmo. No caso das compras em lojas físicas, valerá a política de troca de cada loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra.
Em caso de vício ou defeito no produto ou serviço, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 (trinta) dias para resolverem o problema, encaminhando o produto para o devido conserto ou reparo. Caso não seja resolvido, o consumidor pode fazer uso das condições imediatas de restituição da quantia paga, troca do produto por um novo ou abatimento no preço do produto que apresentou o vício ou defeito”, explicou Sabrina Tricot.
O Procon Boa Vista orienta também sobre as medidas de segurança durante as compras, como uso de máscaras e distanciamento social obrigatório, para evitar aglomerações. Os consumidores que flagrarem irregularidades durante as compras na Black Friday, em Boa Vista, podem denunciar os pelos telefones: (95) 98403-0771, (95) 98400-4997 e (95) 98400-5720.