O carnaval de 2023 em Roraima deverá movimentar R$ 18,4 milhões em receita de vendas, de acordo com estimativa divulgada pela Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR), com base em pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O valor deve abranger tanto os gastos com as tradicionais festas de carnaval, quanto as despesas com hospedagem, alimentação, transporte entre outros segmentos do turismo. A estimativa 27,8% superior ao valor apresentado em 2022, superando as receitas obtidas antes das restrições impostas por conta da pandemia de covid-19.
“O setor turístico de Roraima vem apresentado seu melhor desempenho dos últimos anos, segundo dados do Ministério do Trabalho, de janeiro a novembro de 2022 o setor criou 951 novos empregos formais, maior resultado em toda a série histórica, registrando crescimento de 22,8% em relação ao ano anterior, também sendo até o momento, o maior crescimento anual para o turismo de Roraima”, analisa o estudo.
Brasil
A previsão para o Brasil, de acordo com a CNC é de movimentação de mais de R$ 8 bilhões. O número é 27% maior do que o ano passado, mas ainda inferior ao Carnaval de 2020, o último sem as restrições impostas pela covid-19