ECONOMIA

Carnaval em Roraima deve movimentar R$ 13,8 milhões no comércio

Segundo estimativas feitas pela Fecomércio/RR, o período de folia este ano deverá movimentar de forma significante o comércio local

A ideia é obter o máximo de informações sobre esses grupos, permitindo um mapeamento do cenário carnavalesco atual, tendo em vista que por conta da pandemia, a festa não acontece há pouco mais de um ano (Foto: Divulgação/SEMUC)
A ideia é obter o máximo de informações sobre esses grupos, permitindo um mapeamento do cenário carnavalesco atual, tendo em vista que por conta da pandemia, a festa não acontece há pouco mais de um ano (Foto: Divulgação/SEMUC)

O carnaval de 2025 deve impulsionar a economia de Roraima, com uma estimativa de aproximadamente R$ 13,8 milhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A projeção é baseada em dados da Fecomércio/RR, e indica ndica um aumento de 2,1% em relação ao carnaval de 2024, marcando o quarto crescimento consecutivo desde 2021.

De acordo com o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, caso a estimativa se confirme, o faturamento alcançará o maior valor da série histórica, iniciada em 2013. O montante inclui gastos com festas, hospedagem, alimentação e transporte, entre outros serviços turísticos.



Setores beneficiados

Os segmentos de bares e restaurantes devem liderar as receitas do carnaval, seguidos pelos serviços de transporte de passageiros e hospedagem. Juntos, esses setores representarão 83% do total gerado pelo turismo durante o período festivo.

“O Carnaval é uma data que estimula o comércio com um intenso fluxo de consumidores e turistas. A concentração de receitas em setores como alimentação, transporte e hospedagem mostra como o carnaval movimenta diretamente a economia local e favorece o fortalecimento do setor de serviços”, destaca Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima.

Em cenário nacional, o turismo no Brasil segue em crescimento, mesmo diante dos desafios globais. Desde a crise sanitária de 2020, o setor não apenas se recuperou, mas também superou os níveis anteriores, registrando um faturamento 11% maior em fevereiro de 2025 na comparação com o mesmo período de 2020.

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